By Formulando soluções Web

Deputado Georgeo pede mais sensibilidade sobre poluição sonora em campanhas eleitorais

“O barulho emitido por eles além de causar incômodo, pode gerar malefícios para pessoas idosas, com autismo e também para animais domésticos”, afirmou o parlamentar

Nesta quinta-feira (2) durante o pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o deputado Georgeo Passos (Cidadania) pediu mais sensibilidade a respeito da poluição sonora emitida pelos fogos de artifícios, principalmente durante o período eleitoral. Na oportunidade, o parlamentar disse que algumas campanhas já aderiram o novo formato.

“Campanhas tanto na capital quanto no interior estão utilizando fogos de artifícios apenas com as faixas luminosas, ou seja, sem som. O barulho emitido por eles além de causar incômodo, pode gerar malefícios para pessoas idosas, com autismo e também para animais domésticos”, destacou parlamentar Georgeo Passos.

O deputado Georgeo Passos também falou sobre o Projeto de Lei N° 406/2023 que prevê a proibição a queima, a soltura, a comercialização, o armazenamento e o transporte de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Sergipe.

“Os inconvenientes causados pelo barulho dos fogos, são inúmeros os problemas como estresse nas pessoas autistas com crises de ansiedade, e até a morte de animais. Especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA), explicam que os indivíduos que possuem esse diagnóstico sofrem com hipersensibilidade para alguns estímulos e alguns fogos de artifício chegam a produzir 180 dB valor superior à uma aeronave comercial. Assim o sofrimento causado por um único estampido é suficiente para causar um sofrimento súbito”, explicou o Parlamentar.

De acordo com Georgeo Passos, a  intenção da propositura é acabar com a poluição sonora e ao mesmo tempo atender às expectativas dos que esperam pelo espetáculo pirotécnico. “Principalmente durante grandes festas populares, uma vez que os fogos de artifício visuais, sem estampidos, e os de barulho reduzido poderão ser utilizados normalmente”, finalizou o deputado. 

Fonte: Agência de Notícias Alese
Foto: Joel Luiz

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.