É desse jeito! Em apenas três meses de gestão, Emília e Ricardo realizaram ações dignas de três anos

Artigo escrito pelo ativista Leonardo Lisboa

Por Leonardo Lisboa [*]

Em apenas três meses de gestão da prefeita Emília Corrêa e Ricardo Marques tivemos uma série de ações efetivas. Em quase 100 dias governando Aracaju eles mostraram que é desse jeito que administra uma capital. Segue o fio de algumas promessas já cumpridas.

Uma cidade mais verde. Em apenas 3 meses de gestão centenas de mudas foram plantadas por toda Aracaju, milhares de mudas doadas pelo Horto Municipal e campanhas de conscientização ambiental nos bairros. A Secretária Municipal do Meio Ambiente tem chamado atenção pela sua atividade.

Lixo é luxo. Temos uma nova empresa de limpeza urbana da cidade. Apenas nesse novo contrato foram economizados mais de 33 milhões de reais, além da modernização dos serviços, os empregos dos antigos funcionários da Torre foram mantidos.

Congelamento de IPTU. Essa foi promessa de campanha. A oposição dizia ser impossível fazer isso. Emília e Ricardo foram lá e fizeram. Isso gerou mais economia ao bolso dos aracajuanos e em 2026 o IPTU segue congelado.

Melhoria na mobilidade. Na primeira semana de gestão foi anunciado a nova licitação do transporte coletivo e congelamento da tarifa. Além disso temos ônibus elétricos rodando pela cidade, ônibus mais novos e uma nova empresa operando na cidade.

Saúde itinerante. Emília Corrêa e Ricardo Marques visitam unidades de saúde para acompanhar os serviços, conversar com usuários e propõe melhorias para um melhor atendimento ao povo de Aracaju.

Mulheres no poder. Além de termos a primeira prefeita mulher de Aracaju. A prefeita deu vez e voz ao nomear mulheres para pastas e secretarias importantes. Ao total são 7 secretarias comandadas por mulheres. A gestão mais feminina dos últimos 170 anos.

Pagamento do piso para os enfermeiros. A mudança na gestão do Hospital Nestor Piva garantiu uma economia de quase 6 milhões aos cofres públicos. Além dessa economia a prefeitura garantiu o pagamento do piso nacional aos enfermeiros que trabalham no Hospital Municipal.

Valorização dos servidores municipais. A nova gestão criou oficialmente uma mesa de negociação permanente para ouvir e atender as demandas de todos os colaboradores e funcionários da prefeitura. Os sindicatos foram convidados a participar da cerimônia de criação.

Festa e valorização dos artistas. Em comemoração aos 170 anos de Aracaju. A prefeitura prometeu e cumpriu shows em vários lugares de Aracaju, uma programação para todos os gostos e reconhecimento dos artistas locais. Foi certamente a festa mais democrática de todos os tempos.

Mais emprego e renda. Aracaju é hoje segundo dados do Governo Federal a capital mais rápida e menos burocrática do Brasil para se abrir um comércio. Isso é fruto e resultado do trabalho de SEMFAZ em parceria com as associações comerciais que desburocratizaram todo o processo.

Respeito a comunidade negra. Em respeito a luta do povo Negro e adeptos das religiões de matrizes africanas . A prefeitura se antecipou e garantiu a participação dessas manifestações culturais e religiosas nos festejos de 170 anos de Aracaju . Fato esse inédito até então .

O meio ambiente agradece. Aracaju agora dispõe de um novo modal de transporte. Centenas de patinetes e bicicletas estão espalhados pela cidade. Isso é mais mobilidade e qualidade de vida para o povo de Aracaju. Coisa de primeiro mundo.

Valorização e reconhecimento com novas secretarias. Em reforma administrativa enviada e aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju foram criadas três novas secretarias que cuidarão das mulheres, da cultura e das pessoas com deficiência. Mais uma promessa cumprida.

Mais comunicação e prestação de serviços. No mês de março foi lançado pela Secretária de Comunicação uma Radioagência para ampliar os canais de informação e aumentar a transparência dos serviços prestados pela gestão.

Em verdade, foram apenas três meses de gestão, mas o avanço foi digno de três anos. Enquanto a oposição cria factoides, mente e tenta macular a honra e o trabalho de Emília e Ricardo, eles seguem trabalhando para construir uma nova cidade, uma nova Aracaju. É desse jeito!

[*] Ativista, assessor e comentarista político. Defensor da vida, liberdade e propriedade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.