Edvaldo Nogueira busca corrigir um dos seus erros ao ampliar seu grupo político para além dos limites de Aracaju

Como presidente estadual do PDT, o prefeito de Aracaju tem articulado a formação de vários diretórios municipais visando ampliar seu grupo político para o interior sergipano

Por Uilliam Pinheiro

Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, é considerado por muitos como um excelente gestor público, mas um péssimo articulador político. Em 2022, Nogueira era o líder nas pesquisas de opinião e queria ser o nome escolhido para ser o candidato a governador da base governista, mas foi preterido pelo nome de Fábio Mitidieri. Um dos fatores que mais pesaram para que Edvaldo não tenha sido escolhido foi a falta de diálogo com políticos, principalmente os prefeitos e as lideranças do interior sergipano. Muitos alegavam que se pedisse para Edvaldo ir para qualquer povoado do interior, ele não saberia nem como chegar ao lugar. A crítica era feita dizendo que Edvaldo só conhecia Aracaju e não tinha preocupação com os demais municípios sergipanos.

Pelo visto Edvaldo Nogueira aprendeu a lição e tem iniciado a construção política, por meio do PDT, para além dos limites de Aracaju.

Muitos se surpreenderam quando viram Edvaldo Nogueira no “Sergipe é Aqui” em Nossa Senhora do Glória, no início de dezembro de 2023. Ali, Edvaldo deu o pontapé inicial para o início da sua construção política visando às eleições de 2026.

Edvaldo, como presidente estadual do PDT, instalou o PDT em Nossa Senhora do Socorro, tendo Junior Trindade como presidente. Junior Trindade é secretário municipal da gestão do prefeito Inaldo, que é um parceiro político de longa data do prefeito de Aracaju.

Posteriormente, formou o diretório municipal de Estância nomeando o empresário Joaquim Ferreira como presidente municipal do diretório. Joaquim Ferreira aceitou o desafio e colocou seu nome como pré-candidato a prefeito de Estância para ampliar o grupo do PDT em Estância.

Nesta semana, Edvaldo Nogueira visitou mais dois municípios, Riachuelo e Rosário do Catete, para a formação dos diretórios municipais e anunciar as candidaturas majoritárias dos aliados daquelas localidades.

Já em Aracaju, sua base eleitoral, Edvaldo Nogueira ainda não fez o anúncio oficial, mas o nome de Luiz Roberto é tido como o nome do prefeito para sucedê-lo na prefeitura de Aracaju. E a sucessão em Aracaju é primordial para os planos de Edvaldo. E ele sabe bem disso.

Para que o nome de Luiz Roberto seja o pré-candidato da base governista à prefeitura de Aracaju, Edvaldo necessitará fazer política e dialogar com todos, aprendendo a ceder em alguns momentos, avançar em outros. Tem tido dificuldades na relação com os vereadores da base que ele precisará sanar. Conseguir unificar todos em torno do nome de Luiz Roberto e elegê-lo será a prova de fogo para Edvaldo.

Nesse processo, o prefeito de Aracaju tem como aliado essencial o governador do Estado, Fábio Mitidieri, que já disse várias vezes que caminhará com o nome de Edvaldo Nogueira.

Para que Edvaldo Nogueira possa ter forças políticas para disputas futuras precisará corrigir os erros do passado, e uma das correções necessárias é ampliação de seu grupo político para o interior de Sergipe. Elegendo seu sucessor em Aracaju e conseguindo formar uma base sólida nos municípios, Nogueira poderá ser um forte candidato ao Senado em 2026. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.