O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou nesta sexta-feira, 25, a diplomação dos dois novos vereadores de Aracaju. Zezinho do Bugio (PSD) e Elber Batalha (PSB) passarão a ocupar as cadeiras do Parlamento Municipal, substituindo Sávio de Vardo da Lotérica e Fábio Meireles, que perderam os mandatos em virtude da cassação dos votos destinados ao Partido Social Cristão (PSC) nas eleições de 2020 por conta de fraude à cota de gênero.
“Foi necessário fazer a retotalização dos votos em virtude da decisão do Tribunal Superior Eleitoral de anular aproximadamente dezesseis mil votos dados ao partido. O sistema de informática da Justiça Eleitoral fez o recálculo do coeficiente partidário e determinou os nomes dos ocupantes das duas cadeiras. O que estamos fazendo hoje é cumprir uma decisão judicial”, explica o juiz Henrique Gaspar Mello de Mendonça.
Zezinho já exercia o mandato de vereador como suplente de Manoel Marcos (PSD), que está licenciado para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Agora, ele passa a ocupar a cadeira na condição de titular.
“Agradeço primeiramente a Deus e à minha equipe. Vou continuar o trabalho que já venho realizado, agora com muito mais experiência e afinco em benefício da população de Aracaju. Vou me empenhar ainda mais para propor leis e cobrar as ações do Executivo, principalmente para aquelas comunidades que mais necessitam desse trabalho”.
Já Elber Batalha passará a exercer o cargo de vereador pela quarta vez. “A expectativa é retomar da melhor forma possível a representação do povo de Aracaju depois de corrigida essa grave injustiça cometida nas eleições de 2020. Agora é um novo momento e vou continuar a dar o meu melhor no trabalho junto aos meus pares, enaltecendo cada vez mais a Câmara de Vereadores”.
Novos suplentes
Além dos dois vereadores, o TRE-SE também realizou a diplomação dos dois novos suplentes do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Pelo PSD foram diplomados como primeiro suplente José Américo dos Santos Silva, o Bigode do Santa Maria, e como segundo suplente José Gonzaga de Santana, eleitos com 2056 e 2051 votos, respectivamente.
Pelo PSB foram diplomados Carlos Rubens de Oliveira Julião e Cláudio José Costa Santos, que receberam 455 e 434 votos, respectivamente, nas eleições de 2020.
Posse
A solenidade de posse de Zezinho do Bugio e Elber Batalha será realizada na próxima terça-feira, às 9h, na Câmara de Vereadores. Na mesma solenidade também será empossado Bigode do Santa Maria, que passará a exercer o mandato como suplente de Manoel Marcos.
Fonte: Agência Câmara Aracaju
Foto: China Tom