Elber Batalha revela que PSB apoia Eliane Aquino (PT) para disputar Executivo da capital em 2024

No podcast Casa de Sopapo, o vereador também diz que "relação entre Câmara e Prefeitura esgarçou de vez”

Na avaliação do vereador por Aracaju Elber Batalha (PSB), o tensionamento entre a Câmara Municipal e a Prefeitura chegou a tal ponto que “esgarçou de vez”. À jornalista Katia Santana, no podcast Casa de Sopapo, o parlamentar afirmou que, hoje, há pouco diálogo entre Legislativo e Executivo. Para ele, quem perde com isso é o próprio Parlamento e a população.

“A Câmara não deve ser subserviente, mas também puxou a corda demais dessa vez, e aí esgarçou totalmente a relação”, disse Elber. “Na prática, você não tem mais embates e discussões, e a gente vive disso. O prefeito [Edvaldo Nogueira] nem orienta mais que a bancada dele votar contra. ‘Deixe aí, que eu veto. Se questionarem, vou para a Justiça e derrubo pela inconstitucionalidade.’.” 

Além disso, segundo o vereador, os parlamentares não estão dispostos a se indispor uns com os outros, e que a Câmara vive um momento em que “todo mundo está querendo sempre agradar”. “Vai passando tudo; e aí o prefeito veta, aí volta, aí derrubam o veto… Esvazia o debate”, relatou, ao acrescentar que nunca observou relação tão tensa entre Câmara e Prefeitura como a que identifica hoje.

Na Casa de Sopapo, Elber reconheceu, porém, que o Executivo também é responsável pelo tensionamento, e que isso gera consequências à população. “O resultado é que os serviços não chegam aos aracajuanos. Sem diálogo com a Prefeitura, não vamos conseguir colocar em prática o que aprovamos na Câmara”, explicou, frisando a necessidade de independência e de harmonia entre os Poderes.

Eliane e PSB

Ainda no podcast, Elber Batalha revelou que o diretório municipal do PSB, do qual ele é presidente, atua para que Eliane Aquino, secretária nacional de Renda de Cidadania, seja a candidata do PT à corrida sucessória da capital em 2024. Ela é ex-vice-governadora de Sergipe e já foi vice-prefeita de Aracaju. O vereador destacou que o partido está aberto a compor chapa com Eliane.

“Para mim, seria uma honra ocupar uma chapa com Eliane. Mas, o PSB não fecha a questão sobre isso. Se surgir uma ampliação de aliança que torne essa chapa mais competitiva, o PSB não vai ‘colocar faca’ no pescoço de ninguém. O nosso compromisso é com esse projeto político de esquerda”, contou ele. Contudo, Elber lembrou que a decisão do nome que disputará pelo PT caberá ao próprio partido.

Podcast Casa de Sopapo
Casa de Sopapo é um podcast de política realizado pela Set Comunicação Estratégica, gravado ao vivo pelo Instagram (instagram.com/casadesopapo), toda quinta-feira, às 20h. Todo o conteúdo é editado e disponibilizado no Spotify e no YouTube às sextas-feiras, a partir do meio-dia. Confira tudo clicando aqui ou acessando este endereço: linktr.ee/casadesopapo.

Por André Alcântara
Foto: Gilton Rosas/CMA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.