Em 2023, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria tem registrado sucessivos aumentos no número de embarques e desembarques de passageiros. Neste mês de agosto, em comparação ao mesmo período de 2022, o crescimento nessa movimentação foi de 21,9%. Os dados foram divulgados pela Aena Brasil, que administra o aeroporto, na manhã desta segunda-feira, 18.
A unidade aeroportuária ficou na frente das capitais João Pessoa/PB, Juazeiro do Norte/RN, Recife/PE e Maceió/AL, ficando atrás apenas de Campina Grande, na Paraíba.
Outro dado importante é de que o movimento de passageiros no Aeroporto de Aracaju registrou crescimento de 25,04% entre os meses de janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo a Aena Brasil, no ano passado, foram registrados o embarque e o desembarque de 615.984 passageiros nos oito primeiros meses do ano. Em 2023, nesse mesmo período, o movimento foi de 770.196 passageiros.
Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, foram inúmeras as ações que fomentaram o setor e possibilitaram o aumento do número embarques e desembarques no Aeroporto Internacional de Aracaju. Ele cita, inicialmente, a elaboração do Calendário de Eventos de Sergipe e os R$ 8 milhões para investimentos em promoção do Destino Sergipe, um valor inédito na história do estado. “Esses recursos têm proporcionado a participação de Sergipe em feiras com grande destaque em nível nacional, apresentando estandes personalizados, além de fazermos capacitações nos mercados emissivos que contribuem para atrair turistas para nosso estado”, avalia o secretário.
Marcos Franco ressalta, ainda, que o Governo de Sergipe tem apoiado eventos realizados em sequência no estado, como o 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA), entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro; o 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o 16° Congresso Sergipano de Cardiologia 7 e 9 de setembro; e a Expo Pesca & Aquicultura, de 13 a 15.
Todos foram eventos em nível nacional realizados no Centro de Convenções AM Malls – Sergipe, na capital, Aracaju. Somados, eles atraíram mais de duas mil pessoas para o estado. “Tudo isso é muito importante para a cadeia turística, especialmente na baixa temporada, pois aquece a economia e movimenta o segmento”, analisa.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias