O ministro dos Transportes, Renan Filho, desembarcou em Sergipe nesta sexta-feira, 12, para a assinatura da ordem de serviço da ponte que interliga os municípios de Neópolis (SE) e Penedo (AL). Na oportunidade, foi confirmada que a obra da BR-101, no trecho que liga o município sergipano de Cristinápolis até a Bahia, tem previsão de início ainda para 2024. Já a obra da BR-235 deverá ser iniciada em 2025.
A vinda do ministro ao estado demonstra o bom relacionamento entre Sergipe e o Governo Federal. “A BR-101 já começou, agora daremos ordem de serviço para a ponte, e falta a BR-235, que vem no próximo ano. Sergipe está sendo muito bem contemplado pelo Governo Federal. Em relação à ponte Neópolis-Penedo, será uma grande obra para o baixo São Francisco e para o desenvolvimento turístico do nosso estado. Por isso, agradeço ao Governo Federal e, em especial, ao ministro Márcio Macêdo, que representa nosso estado em Brasília”, manifestou o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, na recepção do ministro dos Transportes.
Na última visita de Renan Filho ao território sergipano, que ocorreu em setembro, o ministro realizou visita à obra de duplicação que está em andamento na BR-101. A rodovia é considerada uma das mais importantes do estado, conectando 17 municípios em seus quase 206 quilômetros de extensão. Na ocasião, o ministro sublinhou a presença de Sergipe na estratégia federal de investimentos.
“Nunca é fácil tirar obras tão importantes como essas do papel. Mas, por conhecer esta região, estamos trabalhando para fazer dessas obras uma realidade. De Aracaju para o sul, já estamos com obras em diversos trechos e vamos iniciar o trecho norte, na divisa com a Bahia, ainda neste ano. No ano que vem, esperamos concluir a licitação e fazer o projeto da BR-235, para iniciarmos a duplicação de Aracaju a Itabaiana e, assim, contemplar Sergipe como ele deve ser contemplado. Os investimentos em infraestrutura no Nordeste são prioridade do Governo Federal”, ressaltou Renan Filho na chegada a Sergipe.
BR-101
A retomada da duplicação da BR-101 é de grande significado para a economia sergipana, pois, além de melhorar a infraestrutura de transporte, gera empregos e cria perspectivas de desenvolvimento. A localização estratégica do estado atrai investidores, tornando as melhorias na malha viária uma prioridade.
Em janeiro de 2023, a obra de duplicação e restauração do trecho entre o povoado de Pedra Branca, em Laranjeiras, e Maruim foi retomada. A medida é fruto de um investimento de R$ 132.619.177,00 do Governo Federal.
Até o momento, já foi executada a duplicação do quilômetro 0, na altura do município de Propriá, até o quilômetro 51,8. Além disso, o trecho entre os quilômetros 78 e 153, no município de Estância, também já foi concluído. O trecho que se estende do quilômetro 70 ao 77, visitado pelo ministro Renan Filho em setembro, teve investimento no valor de R$ 30 milhões.
A duplicação da BR-101 é um passo importante para garantir a segurança e eficiência do transporte na região, além de impulsionar o crescimento econômico do estado.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: André Moreira