Em um importante avanço para o bem-estar animal e a qualidade de vida dos aracajuanos, a deputada estadual Kitty Lima e a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, firmaram um compromisso oficial para combater o uso de fogos de artifício com estampido na capital sergipana.
A luta, que há anos é conduzida por Kitty Lima — amplamente reconhecida por sua firme atuação em defesa dos animais —, agora ganha um novo capítulo com o apoio da gestão municipal. Consciente dos danos causados pelos fogos barulhentos em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, acamados e, principalmente, em animais domésticos e silvestres, a deputada celebrou a assinatura do termo de compromisso como um passo importante para a construção de uma cidade mais humana e respeitosa.
O compromisso firmado nesta sexta-feira, 25, pela prefeita Emília Corrêa, reafirma a determinação do Poder Executivo municipal em priorizar políticas públicas que coloquem a proteção da vida e o cuidado com o outro — seja humano ou animal — no centro das ações. A iniciativa também reflete a disposição para o diálogo entre diferentes esferas políticas em prol de um objetivo comum.
Essa medida retoma e reforça um projeto de lei apresentado por Kitty Lima durante seu mandato como vereadora, que propunha a obrigatoriedade do uso de fogos de artifício de baixo ruído em eventos públicos realizados pela Prefeitura de Aracaju.
“Estamos dando um passo fundamental para proteger nossos animais e assegurar o bem-estar das pessoas. A sensibilidade da prefeita Emília foi crucial para concretizarmos esse compromisso. Essa parceria demonstra que, quando há vontade política, é possível encontrar soluções que respeitem todas as formas de vida.”
Com esse compromisso, Aracaju se une ao grupo de cidades brasileiras que estão avançando na criação de ambientes urbanos mais saudáveis, pacíficos e inclusivos, deixando claro que o respeito deve sempre prevalecer sobre o barulho.
Com informações da Assessoria Parlamentar