Na noite desta quinta-feira, 17, a TV Sergipe divulgou a primeira pesquisa do segundo turno das eleições para a prefeitura de Aracaju, encomendada pela empresa de comunicação e realizada pelo instituto Quaest.
O levantamento, transmitido durante o telejornal SETV2, mostra que Emília Corrêa (PL) está na liderança, com 52% das intenções de voto no cenário estimulado, enquanto Luiz Roberto (PDT) aparece com 32%. O percentual de eleitores indecisos é de 5%, enquanto 11% afirmaram que votariam em branco, nulo ou preferiram não responder.
Ao considerar os votos válidos, ou seja, excluindo os votos nulos e brancos, a vantagem de Emília Corrêa se amplia. A candidata do Partido Liberal aparece com 62% das intenções, contra 38% de Luiz Roberto.
A pesquisa também abordou o conhecimento e a percepção dos eleitores sobre os candidatos. De acordo com os dados levantados, 63% dos entrevistados afirmaram conhecer Emília Corrêa e ter uma visão positiva sobre ela. Por outro lado, 16% disseram que não a conhecem, enquanto 17% declararam conhecê-la, mas têm uma imagem negativa. Em relação a Luiz Roberto, 43% dos eleitores afirmaram ter uma imagem positiva do candidato do PDT, enquanto 25% disseram que não o conhecem. Um percentual de 28% dos entrevistados revelou que conhecem Luiz Roberto, mas têm uma percepção negativa sobre ele.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro com 852 eleitores de Aracaju, com idade a partir de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SE-01600/2024.
Cenário estimulado:
Emília Corrêa (PL): 52%
Luiz Roberto (PDT) : 32%
Indecisos: 5%
Brancos, nulos e não responderam: 11%
Votos válidos:
Emília Corrêa: 62%.
Luiz Roberto: 38%.
Imagem e conhecimento dos candidatos:
63% dos entrevistados conhecem e têm uma imagem positiva de Emília Corrêa
43% têm uma imagem positiva de Luiz Roberto
16% não conhecem Emília Corrêa
25% não conhecem Luiz Roberto
17% conhecem e têm uma imagem negativa de Emília Corrêa
28% têm uma imagem negativa de Luiz Roberto