By Formulando soluções Web

“Estamos aqui para mostrar que o menor estado do Brasil é um gigante da matriz energética mundial”, destaca Fábio Mitidieri, durante evento nos EUA

O governador apresentou a empresários internacionais os diferenciais que fazem de Sergipe um destino promissor para grandes investimentos no setor

A ampla e diversificada capacidade energética de Sergipe foi um dos destaques no primeiro dia de realização da maior feira voltada ao mercado internacional de óleo e gás: a Offshore Technology Conference – OTC 2023. A comitiva sergipana, liderada pelo governador Fábio Mitidieri, participa do evento, que acontece em Houston, nos Estados Unidos. O encontro teve início nesta segunda-feira, 1º, e vai até a próxima quarta, 3.

Durante a abertura, o governador de Sergipe participou da solenidade de desenlace da faixa de inauguração do Pavilhão Brasil, espaço dedicado a disseminar as oportunidades da matriz energética brasileira, incluindo as potencialidades sergipanas que tornam o estado uma região altamente proveitosa para se investir.

Em seu discurso, Fábio afirmou que Sergipe é o pequeno gigante da matriz energética, destacando que a capacidade de extração de gás do estado é de 18 milhões de metros cúbicos por dia, número superior ao que é importado pelo Brasil da Bolívia (cerca de 17 milhões de metros cúbicos). Mitidieri também acrescentou que o governo precisa de investidores-parceiros dispostos a fazer parte da transformação socioeconômica fundamental para a geração de emprego e renda à população sergipana.

“Sergipe não é uma ilha. Temos uma diversidade energética impressionante, com a presença de hidroelétrica, da maior termelétrica do país, além de usinas solares e eólicas. Possuímos 20% de toda reserva de gás natural do Brasil, o que certamente faz de nós um destino atraente para a indústria de transformação. Cruzamos as fronteiras para vir aqui mostrar o quanto estamos preparados para receber empreendimentos que venham somar e promover desenvolvimento social e econômico para a nossa população”, disse.

Ao final, o governador agradeceu à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) pela oportunidade de participar de um encontro tão relevante para o segmento mundial de óleo e gás. “Estaremos presentes durante toda a feira OTC para falar dos nossos potenciais, das nossas possibilidades e tudo aquilo que o nosso pequeno gigante da matriz energética pode fazer. Queremos dizer à OTC e ao mundo que estamos de braços abertos para receber novos negócios”, acrescentou Mitidieri.

Vitrine

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, a OTC é um importante evento de abrangência internacional que reúne os maiores players de petróleo e gás. “Ter o Governo de Sergipe também participando demonstra que o nosso estado está inserido nesse cenário, podendo apresentar suas oportunidades e as potencialidades do seu subsolo, das suas riquezas naturais e reservas petrolíferas”, ressaltou o secretário, informando que, a partir de 2027-2028, Sergipe produzirá 20% de todo o gás nacional.

“Nosso estado está revitalizando os campus onshore e apresentando novas perspectivas offshore, demonstrando a sua intensa capacidade. Todos aqui já reconhecem que Sergipe é a nova estrela do gás”, complementou Valmor.

Relator da Lei do Gás no Brasil, o senador por Sergipe Laércio Oliveira frisou que, após a aprovação da Lei, o país se transformou e abriu as portas para receber investidores de todas as partes do mundo. “Ao chegar aqui, o meu sentimento foi de alegria ao ver que esses expositores podem ir a todas as regiões brasileiras que possuem um ambiente favorável para o petróleo e gás, especialmente em Sergipe, que é a nova estrela do gás do Brasil e do mundo. É lá que as oportunidades se concentram. Por isso, queremos convidar vocês para comprovar que o Brasil que celebramos, através de Sergipe, é um país que espera todos os investidores, brasileiros e estrangeiros, para viverem esse novo ambiente”

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.