By Formulando soluções Web

Estância: Esquerda valendo trabalha pela unidade!

Artigo escrito pelo militante do Movimento Negro, Bira Palmarino

Bira Palmarino [*]

Eu aprendi, na minha singela experiência das lutas, que construir a unidade da esquerda é um princípio fundamental.

Construir a unidade é sempre um esforço e sempre depende da boa vontade de quem integra esse campo.

Uma pergunta sincera para as grandes lideranças históricas da esquerda estanciana: qual o verdadeiro impeditivo para que o PT e o PSOL possam sair juntos coligados nestas eleições de 2024? A esquerda vai viver de vaidade ou ressentimentos a vida inteira? É uma questão de ego? Eu realmente não sei, mas cada dia que passa fico assombrado com a “didática” que é praticada na política da nossa cidade.

O campo democrático e popular não pode se apequenar justamente agora, num momento tão crucial da vida política do país, com o retorno de Lula a presidência e diante de um cenário municipal totalmente aberto e indefinido na nossa cidade. É o momento de fazer Política com P maiúsculo. Combater a desesperança, o marasmo e a mediocridade.

O que Estância, e qualquer outra cidade, precisa é de uma alternativa real que apresente um programa verdadeiramente transformador, que inverta as prioridades e olhe pelo povo trabalhador, em especial quem vive nas periferias, avançar na construção da cidade dos direitos e da oportunidade, que combata as opressões, pela bem estar e pelo bem viver, que radicalize a democracia com a participação popular definindo os rumos do orçamento e com um olhar especialmente atento para as questões ambientais em tempos de extremos climáticos. Nossos jovens não pode mais ter como alternativa a fuga em massa da nossa cidade em busca de seu lugar ao sol.

Caso contrário, a esquerda ficará sempre nessa de cada um cuidando do próprio quintal, na espectativa de manter uma ou duas cadeiras no legislativo, enquanto os sonhos são massacrados.

Ainda há tempo. Quantos votos somados obteve as candidaturas do PSOL e do PT na última eleição de 2020?

“Nada é impossível de mudar”

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”

[*] Militante do Movimento Negro e Presidente Estadual da Federação PSOL/REDE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.