Como sempre escutamos atentamente aos telejornais locais quando o tema é Transporte Público, uma das coisas em volta desse tema que nos deixou intrigados e resolvemos apurar é sobre a verdadeira quantidade de ônibus que operam hoje em nosso sistema de transporte urbano.
Mesmo no pós pandemia, a frota de ônibus de Aracaju continua reduzida de maneira drástica, com linhas que até o exato momento não retornaram as suas operações.
A muito tempo ouvimos o órgão regulador do sistema urbano de Aracaju mencionar que nossa frota tem a quantidade de 600 ônibus, porém, ao apurar a informação descobrimos que não é bem assim e que estamos muito distantes disso. O sistema de transporte da Grande Aracaju é composto por três grupos empresariais que são:
Grupo Modelo com as empresas: (Viação Halley, Viação Modelo e Capital Transportes). Esse grupo opera em nosso sistema diariamente com uma frota 125 veículos.
Grupo Progresso, que é um dos grupos mais antigos que operam em nosso sistema, composto pelas empresas: (Auto Viação Paraíso, Transporte Tropical e Viação Progresso), mesmo no passado tendo dominado a operação em nosso sistema, esse grupo hoje opera com cerca de 85 ônibus apenas.
Viação Atalaia: a empresa com 10 anos de atuação em nosso sistema, opera atualmente com cerca de 235 ônibus e tem o maior número de linhas ativas.
Diante dessas informações podemos afirmar que nossa frota de ônibus diferente do que vem sendo divulgado pelo órgão gestor do sistema de transporte não possui 600 ônibus operantes.
Aracaju e sua região metropolitana possui uma frota de 445 ônibus aproximadamente.
Onde encontramos essa frota restante? Estão realmente apurando os fatos na prática?
Seguimos em umas das piores realidades já vividas em nosso sistema, muito pior que a já vista até 2013 ainda com atuação do Grupo Bomfim, que foi banida do sistema por tamanhas falhas operacionais.
Texto: @busergipe
Foto: Felipe Souza