Durante a sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira (8), o deputado Georgeo Passos (Cidadania) enfatizou a necessidade do Governo de Sergipe fazer a compra de novos tomógrafos para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
O parlamentar destacou a visita feita juntamente com o deputado Paulo Júnior (PV) ao Huse, na última segunda-feira (7), onde constataram que três aparelhos de tomógrafos não estavam funcionando.
“Fomos averiguar de perto uma denúncia que saiu na Imprensa e infelizmente constatamos que os três tomógrafos estão quebrados. O pessoal da diretoria que nos recebeu informou que a empresa que faz a manutenção já havia sido acionada desde o final de semana; algumas peças estavam chegando, mas os pacientes que estavam no Huse e precisam do tratamento, estão sendo deslocados para fazer exames em outras unidas de saúde e retornar ao hospital”, informa.
Georgeo Passos observou que a situação da quebra dos aparelhos de tomógrafos no Hospital de Urgência não é nova.
“É uma história que se repete e demonstra como o Governo do Estado de Sergipe trata a nossa saúde pública. Esperamos que o governador Fábio Mitidieri e o secretário da Saúde, Cláudio Mitidieri, tenham uma definição. Já chegou o momento de o governo adquirir três novos tomógrafos e colocar a disposição da população sergipana, para evitarmos que esse constrangimento para os pacientes em precisarem ir para outras unidades fazer exames. Estamos falando do nosso maior hospital público, o que mais recebe pacientes e que é referência em traumas e que desde o final de semana está sem nenhum tomógrafo”, lamenta.
O parlamentar enfatizou que o atendimento dos pacientes do Huse em outros hospitais como o Cirurgia e o Santa Isabel não é o mesmo. “Isso porque nem todos os pacientes vão ser atendidos dentro do tempo que se exige. A gente espera que hoje o secretário Cláudio Mitidieri, que estará na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, traga para esta Casa, uma resposta definitiva e uma solução. E se ele não tiver, todos nós deputados poderíamos nos unir e se for o caso, até destinar parte das nossas emendas à Secretaria de Saúde, visando adquirir esse equipamento que é tão importante pra o estado de Sergipe”, destaca.
Fonte: Agência Alese