Georgeo Passos cobra regulamentação de lei após morte de cachorro assustado por fogos

Parlamentar denunciou que um cachorro morreu após sofrer com o medo causado pelos fogos com estampido

O deputado estadual Georgeo Passos (Republicanos) denunciou, nesta quinta-feira (25), durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a morte de um animal de estimação em decorrência dos barulhos provocados por fogos de artifício. O parlamentar cobrou a regulamentação da lei estadual que proíbe fogos com estampido.

Durante a madrugada entre os dias 23 e 24 de junho, no município de Boquim, um cachorro sofreu com o medo causado pelo intenso barulho dos fogos. Assustado pelos estampidos, o animal não resistiu e morreu na manhã seguinte. O caso foi citado por Georgeo, que se solidarizou com a situação e voltou a cobrar a regulamentação da lei de sua autoria.

A Lei nº 9.729/2025, de autoria do deputado, proíbe a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício com estampido em todo o território sergipano. Apesar de já ter sido sancionada, a norma ainda aguarda regulamentação por parte do Governo do Estado, que não definiu quais órgãos serão responsáveis pela fiscalização.

O parlamentar destacou a importância da regulamentação da lei e cobrou mais agilidade do governo estadual na implementação da medida, que beneficia pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), idosos, recém-nascidos e animais.

“O Governo do Estado poderia contribuir mais regulamentando a nossa lei. Infelizmente, muita gente reclamou do barulho dos fogos e das suas consequências durante este São João. É lamentável a postura de algumas pessoas, porque isso não significa manter viva uma tradição. Esperamos que o governo aja com rigor na fiscalização”, finalizou Georgeo.

Por Assessoria Parlamentar
Foto: Jadilson Simões

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

<-- cazamba ->