Gestão de Alberto Macedo implanta serviço de telemedicina para reduzir filas de espera na Barra dos Coqueiros

O município conta com dois atendimentos da Telemedicina, sendo um no Hospital de Pequeno Porte (HPP) e outro no Centro de Especialidades Médicas

A gestão do prefeito Alberto Macedo dá um passo importante para reduzir as filas de espera na rede pública de saúde do município. A prefeitura do município, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (22) no Centro Administrativo e de Especialidades Médicas de Saúde, o primeiro atendimento de Telemedicina na região.

Por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), a telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. A Barra conta com dois atendimentos da Telemedicina, sendo um no Hospital de Pequeno Porte (HPP) e outro no Centro de Especialidades Médicas.

“Estamos realizando um sonho antigo. A telemedicina já é uma realidade na Barra. Além de reduzir as longas filas de espera do SUS, estamos possibilitando que o barracoqueirense seja atendido por especialistas de todo o país remotamente. Estamos proporcionando, dessa forma, mais dignidade ao nosso povo”, destacou o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo.

Há 6 meses, o sobrinho da aposentada, Rita de Cássia, vinha apresentando vários problemas de saúde. Preocupada, ela procurou atendimento médico para o garoto de 3 anos. Após receber consulta, o jovem foi encaminhado para a teleconsulta. Ele é o primeiro paciente a ser atendido pelo serviço na Barra.

“Ele foi atendido e estou pretendendo fazer os exames dele o mais rápido possível e marcar outra consulta. Achei o atendimento ótimo porque se não fosse assim a gente não conseguia arrumar rápido. Eu não esperava que ele fosse o primeiro paciente da telemedicina. Eu não sabia que tinha e gostei muito. Indico as outras mães”, relatou Rita.

Com a teleconsultas, antes de ser atendido pelo especialista, o paciente passa por uma triagem com a equipe da unidade e um profissional da saúde acompanha a consulta. Depois de forma remota, o médico ouve os sintomas e faz o diagnóstico. Dentre as especialidades ofertadas à população, está neurologista, cardiologista, neuropediatra e endocrinologista.

“O atendimento da telemedicina utiliza o meio remoto, mas tem que cumprir todas as prerrogativas de uma consulta médica. Por meio dele, médicos do SUS de todo o país realizam esse atdendimento. É um grande avanço para o município da Barra dos Coqueiros e quem sai ganhando com isso é a população barracoqueirense”, pontou o secretário municipal de Saúde, Fábio Machado.

Espera-se que 20% dos atendimentos da saúde na Barra sejam absorvidos pelo novo serviço da telemedicina. “Hoje é um dia histórico para a saúde pública do município da Barra dos Coqueiros. É um serviço extremamente importante porque com ele nós estamos conseguindo chamar aqueles pacientes que estavam em uma lista de espera há mais de um ano no sistema do SUS para uma consulta com especialistas. Essa é uma preocupação do município de acolher essa população da forma mais adequada, seguindo os princípios do SUS, para que essas demandas de saúde realmente sejam solucionadas”, explicou a Gerente de Planejamento de Saúde da Barra, Janaína Amarante.

Com informações da Prefeitura da Barra dos Coqueiros

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.