Gestão Emília Corrêa entrega os primeiros 300 patinetes elétricos

Os patinetes foram trazidos pela empresa Jet que entregará, no total, 600 equipamentos

A prefeita Emília Corrêa entregou no último sábado (15), a primeira remessa com 300 patinetes elétricos que, a partir de agora, estão à disposição da população aracajuana. O evento foi realizado na pista de patinação da Orla de Atalaia, o primeiro ponto de apoio onde os cidadãos poderão pegar os patinetes para uso.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Além dos patinetes, a previsão é que, ainda neste mês de março, sejam entregues também 120 bicicletas elétricas.

Durante o evento, a prefeita Emília Corrêa experimentou o patinete elétrico. Ela destacou a importância dessa iniciativa para a mobilidade urbana. “A gente tem que buscar, cada vez mais, avançar. Sabemos que os equipamentos elétricos não são mais o futuro, e sim, o presente. Esses patinetes oferecem uma mobilidade muito boa. Claro que futuramente a gente terá que melhorar a estrutura em alguns pontos da cidade, para que tenhamos mais e mais pontos de apoio para os patinetes elétricos”, afirmou.

Os patinetes foram trazidos pela empresa Jet, que está fazendo a entrega em duas etapas. Ao todo, serão 600 equipamentos, e neste primeiro momento, 300 já foram instalados.

Patinetes elétricos

Os patinetes elétricos da Jet, entregues na manhã do último sábado pela prefeita Emília Corrêa, são equipados com suporte e entrada para carregar o celular, sistema de GPS e desenvolvem uma velocidade máxima de 20 km por hora. Para utilizar, o usuário deve baixar o aplicativo da Jet, escanear o QR Code e começar a andar. Por enquanto foram instalados 162 pontos espalhados pela Orla da Atalaia, e o usuário pode, ao finalizar o passeio, entregar o patinete em qualquer um desses locais.

Para poder andar no patinete, o usuário pode pagar via Pix ou cartão de crédito. Pelo aplicativo, o usuário pode contratar diversos planos de assinatura, seja mensal ou anual, que vão de R$ 14,99 até R$ 49,99, e que ao contratar, a pessoa fica isenta da taxa de desbloqueio do patinete. Se a pessoa optar por não aderir a nenhum plano, ela paga por minuto rodado, além da taxa do desbloqueio.

De acordo com a representante da Jet, Galya Siqueira, o usuário não precisa se preocupar com o carregamento da bateria do patinete, pois isso é feito pela própria empresa. Ao escolher o patinete e ler o QR Code, a pessoa já visualiza a porcentagem de bateria carregada, que tem, no máximo, até quatro horas de duração.

“A gente agradece a Aracaju por nos receber de braços abertos. Os patinetes elétricos são um modal que não emite carbono, então é muito bom para o meio ambiente. Também é muito bom para a cidade, para evitar engarrafamentos. Então a pessoa pode usar para se divertir ou utilizar para a micromobilidade. A gente não quer impor regras, mas a gente sugere algumas coisas para a segurança dos usuários, como o uso do capacete, a não utilização por pessoas menores de 18 anos, e a não utilização de duas pessoas ao mesmo tempo no mesmo patinete, pois ele foi projetado para apenas uma pessoa andar. Também não é recomendado utilizar o patinete alcoolizado, e nem levar carga”, explicou Galya Siqueira

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.