Nesta terça-feira (11), o Governo Fábio Mitidieri, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura comandada por Luiz Roberto, deu mais um passo para a concretização da construção da segunda ponte Aracaju-Barra com a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção da ponte. O evento foi realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e contou com a presença de autoridades e membros da sociedade civil.
A segunda ponte Aracaju-Barra será um novo marco que melhorar potencialmente a mobilidade urbana e irá impulsionar o desenvolvimento econômico da região e do estado.
O estudo foi elaborado pelo consórcio formado pelas empresas MPB Saneamento Ltda, Única Consultores de Engenharia Ltda e Beck de Souza Engenharia Ltda. O documento apresenta análises detalhadas sobre os impactos e benefícios da obra, que se destaca como uma solução estratégica para o crescimento urbano e a integração entre as duas cidades. A nova ponte será construída na zona costeira entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em uma área de grande importância ambiental e urbanística. De um lado, a ponte partirá da região do bairro Coroa do Meio, em Aracaju, próximo ao Shopping Riomar. Do outro, a conexão ocorrerá na Atalaia Nova, no município da Barra dos Coqueiros, ao norte da atual mancha urbana do bairro.
A escolha da localização leva em conta a necessidade de desafogar o trânsito na atual Ponte Construtor João Alves, que já opera no limite de sua capacidade, além de facilitar o acesso ao litoral norte sergipano. A nova estrutura também permitirá maior fluidez ao tráfego, com a inclusão de viadutos na Avenida Delmiro Gouveia, em Aracaju, e uma interseção planejada na Barra dos Coqueiros. O EVTEA aponta que a obra trará benefícios diretos à mobilidade urbana, promovendo um deslocamento mais ágil entre as cidades e fortalecendo setores como o comércio, o turismo e a logística. O fluxo de veículos pesados também será melhor distribuído, contribuindo para a redução de congestionamentos e aumentando a eficiência no transporte de mercadorias e serviços.

Com a conclusão do EVTEA, os próximos passos incluem a continuidade da elaboração do anteprojeto de engenharia, bem como os avanços das demandas relacionadas ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), que culminará na realização de audiência pública, etapa fundamental no processo de licenciamento para implantação da segunda ponte interligando os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias