Para combater o recente aumento de casos de síndromes gripais entre as crianças sergipanas, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abriu dez novos leitos na Unidade Semi Intensiva Pediátrica do Hospital e Maternidade Santa Isabel, situado no bairro Santo Antônio, em Aracaju. A entrega desses recursos, essenciais à saúde infantil, aconteceu nesta quarta-feira, 17, e contou com a presença do governador Fábio Mitidieri.
Os leitos foram especialmente projetados para tratar crianças com Síndromes Agudas Graves (SRAG), como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), influenza e outros. A nova ala está equipada com todo o suporte de equipamentos e equipe assistencial de terapia intensiva, visando agilizar a assistência aos pacientes pediátricos em estado grave.
Com a ampliação do número de leitos, o governo busca melhorar ainda mais a qualidade do atendimento de saúde para crianças, atendendo casos que necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de um acompanhamento especializado durante a internação.
O governador Fábio ressaltou que a abertura desses novos leitos é mais uma evidência do compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer o sistema de saúde do estado, proporcionando um atendimento mais adequado e eficiente para o público infantil.
“Em parceria com o Hospital Santa Isabel, estamos entregando mais dez leitos de UTI, representando um incremento mensal de R$ 300 mil no custeio do sistema de saúde do Estado. Ao todo, já são 47 novos leitos abertos somente nos primeiros quase cinco meses de gestão. Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto e dedicado para fortalecer ainda mais o atendimento à população, especialmente nesse momento desafiador que estamos vivenciando em Sergipe, assim como em todo o país”, destacou Fábio Mitidieri.
Ele também falou sobre a ampliação desses leitos para os demais municípios da região. “Já estamos em constante discussão sobre essa possibilidade, realizando reuniões frequentes com o secretário Walter [Walter Pinheiro, secretário da Saúde], pois compreendemos a necessidade e o apelo da nossa população. Já estamos atuando nesse sentido, pois, além dos 21 leitos já abertos no Huse, também disponibilizamos leitos em Estância e vamos viabilizar também em outros hospitais pelo estado”, disse o governador, que também ressaltou a importância da parceria com os gestores municipais.
“Contamos com a colaboração de todas as prefeituras do estado para que também possam contribuir e desempenhar seu papel. Estamos fazendo a nossa parte em termos de parceria sólida entre o estado e os municípios. É essencial que cobremos a responsabilidade de cada um, porém, quanto ao que nos compete como estado, estamos cumprindo com nossas obrigações”, frisou.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Arthur Soares/ASN