By Formulando soluções Web

Governo de Sergipe entrega Escola Estadual Professora Maria da Conceição, em Itabaiana

A reforma e ampliação da Escola integram a 18ª obra da educação entregue à população para qualificar a oferta do ensino-aprendizagem

O governo de Sergipe entregou nesta terça-feira, 22, mais uma obra na perspectiva de qualificar a educação do Agreste Sergipano: a reforma da Escola Estadual Professora Maria da Conceição, conhecida como “Maria Pereira”, localizada em Itabaiana. Foram investidos R$ 1.904.122,15 na modernização, ampliação e intervenção total do prédio da unidade escolar.

Acompanhou o governador Fábio Mitidieri no descerramento da placa de inauguração o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral; a diretora da escola, Adriane Vieira; o diretor da Regional de Educação 3, Gladston dos Santos; a representante da família da homenageada, Marta Suzana Oliveira, e o diretor de Engenharia da Seduc, Valdir Pinto. 

Contando com 321 alunos matriculados, a unidade escolar passou por reforma geral para alocar os alunos da antiga Escola Rotary Dr. Carlos Melo. Antes o estabelecimento de ensino tinha somente quatro salas, ofertando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a ampliação, passou a ter sete salas de aula, aumentando a capacidade de matrícula e permitindo que entre com o processo de autorização para a oferta dos anos finais do Fundamental. 

A unidade escolar também passou a contar com um novo bloco com laboratório de informática; uma sala multiuso; biblioteca; sala dos professores, além de banheiros masculino e feminino adaptados; construção de secretaria com arquivo; construção de uma nova cozinha com despensa de materiais perecíveis e não perecíveis e um refeitório.

O governador Fábio Mitidieri reiterou o compromisso da gestão na qualificação da educação de Sergipe, por entender que é por meio dela que os jovens trilham um caminho de transformação. “É uma soma de esforços coletivos. Fortalecer a educação é transformar a sociedade. Mais do que a 18ª obra entregue, é um compromisso firmado com o futuro dos nossos jovens”, afirmou.

Para garantir que a unidade escolar seja inclusiva, foi posto em prática um projeto de acessibilidade, contendo banheiros para PCDs com botão de alarme, rampas de acesso e pisos de alta resistência. A escola foi climatizada por completo, para tanto houve um projeto de aumento da carga elétrica, contando com novo sistema de fiação, melhoria e aumento da potência do gerador elétrico. Toda a escola recebeu um sistema de combate a incêndio, com botão de pânico controlado por um suporte de apoio instalado na secretaria.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, passou de sala em sala com o governador Fábio Mitidieri e a diretora Adriane Vieira, e destacou o quanto é importante disponibilizar à população unidades como a Escola Estadual Maria Pereira. “É a 18ª unidade entregue totalmente reformada e ampliada pelo governo, por meio da Seduc. Não é somente estrutura, mas investimento em educação, que se reveste em melhorias de vida”, disse. 

A ex-aluna Gislaine dos Santos Silva fez questão de transparecer a alegria ao entrar no novo prédio da escola onde estudou. Acompanhada da filha Maria Geovana dos Santos Silva, aluna do 3º ano do Fundamental, ela destacou se sentir tranquila por Geovana estudar lá e, principalmente, agora que os alunos terão a oportunidade de estudar em salas novas e de brincar em uma ampla área de lazer. 

“Vi que são ambientes aconchegantes e acolhedores. Confio na escola por ter estudado e matriculei minha filha. É muito bom saber que agora ela pode ter bons professores e um ambiente ainda mais agradável”, afirmou.

A Profa. Maria da Conceição – Maria Pereira

A Escola Rotary, que recebeu o nome inicialmente de Dr. Carlos Melo, foi fundada em 4 de abril de 1973 com apenas uma turma de 1ª série. Inicialmente era uma fundação por iniciativa do Rotary Club.

Em 16 de maio de 1991, por meio da Resolução 194/91CEE, a escola passou a ter funcionamento legal, tendo como entidade mantenedora o Governo do Estado e jurisdicionada à DRE 3 até os dias atuais. 

No ano de 2007, a Escola Rotary adotou o Ensino Fundamental em nove anos, conforme a Resolução nº0410/2006 do Conselho Estadual de Educação e o artigo 32 da LDB, porém, só disponibilizando os anos iniciais (1º ao 5º anos). No ano de 2022, surgiu a oportunidade de a Escola Rotary ter sua sede própria, reutilizando o espaço de uma unidade de ensino que foi extinta: a Escola Estadual Monsenhor Mário Reis. 

Diante da mudança de prédio alocado dos rotaryanos para uma sede própria reformada e ampliada, a comunidade escolar, conselho escolar, professores e funcionários foram contactados para escolher um possível nome a ser homenageado.

Por unanimidade acharam justo homenagear uma itabaianense, que teve sua vida pautada na direção do Colégio Estadual Murilo Braga durante 15 anos. Maria da Conceição, mais conhecida como Maria Pereira, pedagoga, itabaianense, de uma fé incontestável e valores significativos, que contribuiu na formação educacional dos filhos de sua cidade. Diante dessa veracidade, a nova escola passa a ser denominada Escola Estadual Professora Maria da Conceição.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: André Moreira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.