Governo de Sergipe firma termo de adesão para a construção de 75 creches-escolas nos municípios sergipanos

O Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil tem como meta assegurar o acesso à educação infantil para crianças de zero a cinco anos e 11 meses

O Governo de Sergipe avança mais uma vez rumo à valorização da educação infantil no estado. Em uma solenidade realizada nesta terça-feira, 26, no auditório do Palácio dos Despachos, o governador Fábio Mitidieri assinou o Termo de Adesão que integra 75 municípios ao Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei).

O Ameei, inserido na Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança, lançada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), visa promover o desenvolvimento infantil de maneira intersetorial. O programa tem como meta assegurar o acesso à educação infantil para crianças de zero a cinco anos e 11 meses, por meio da construção e garantia de funcionamento de 75 creches-escolas em cooperação entre o Estado e os municípios.

A assinatura do Termo de Adesão representa um passo firme em direção ao desenvolvimento integral das crianças sergipanas, promovendo oportunidades educacionais fundamentais para seu crescimento e reforçando o comprometimento do governador Fábio Mitidieri com o fortalecimento da educação para a população infantil sergipana. 

O Plano Estadual de Educação estabelece a ambiciosa meta de ter 50% das crianças de zero a três anos matriculadas em creches. Com base nos dados do IBGE (2022) e do Censo Escolar (2022), estima-se a necessidade de criar 28.946 novas vagas para alcançar esse objetivo. Além disso, a meta do Plano Estadual é matricular 100% das crianças de quatro e cinco anos na pré-escola. Segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Censo Escolar, são requeridas mais 12.420 novas vagas de pré-escola para atingir essa meta.

“O Estado assume mais um compromisso com o futuro das nossas crianças ao construir 75 creches em tempo integral, disponibilizando dois modelos, um com capacidade para 150 crianças e outro para 300 crianças. Essa iniciativa representa um investimento de R$ 360 milhões, integrando nossa significativa missão de eliminar o déficit de 20 mil vagas para crianças em nosso estado. Portanto, é mais uma ação que se concretiza, representando o cuidado do nosso governo com as novas gerações”, ressaltou o governador Fábio Mitidieri.

Em seu discurso, o governador falou sobre a alegria de entregar, logo após o Natal, um programa que nasceu para cuidar das crianças sergipanas. Ele também aproveitou para relembrar outros programas realizados para a Educação sergipana em 2023, como o Acolher e o Escola Nota Dez, além da entrega de 30 obras, incluindo escolas, quadras de esporte, ginásios e a climatização de dez escolas. Fábio Mitidieri ainda destacou a inserção do camarão na merenda escolar para 20 mil alunos e a ampliação de 76 para 98 escolas de Ensino Integral em 2023, com meta total de 146, e também chamou atenção para a importante conquista para os sergipanos, aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), do Projeto de Lei da retomada da carreira do magistério após 16 anos.

“Ao encerrar o ano, temos a oportunidade de prestar contas e expressar gratidão à nossa equipe de gestão, aos deputados da Alese e aos parlamentares pela parceria e lealdade aos sergipanos. Esperamos realizar ainda mais em 2024, com diversas ações já planejadas. Os números alcançados em 2023 nos enchem de orgulho, estabelecendo a marca de um governo que trabalha, dedicado e comprometido com o povo sergipano. E seguiremos assim, a serviço de todos os 75 municípios do nosso estado”, concluiu.

Dentre as autoridades que compuseram o dispositivo estiveram presentes o deputado estadual Jorginho Filho; o líder do Governo da Alese, deputado estadual Cristiano Cavalcante; a deputada estadual Áurea Ribeiro; a deputada federal Katarina Feitosa; a segunda-dama, Lívia Sobral; a dirigente municipal da Educação de Nossa Senhora do Socorro e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Sergipe, Josevanda Franco; o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino; entre outros.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.