Lançado oficialmente em março deste ano pelo Governo de Sergipe, o programa Mais Inclusão – CMais Mulher já alcançou mais de 600 sergipanas. O benefício garante seis parcelas no valor de R$ 500,00 cada para mulheres socialmente vulneráveis, em situação de pobreza ou extrema pobreza, que sejam vítimas de violência doméstica e familiar e estejam inseridas em medidas de proteção vigentes e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
O pagamento do CMais Mulher é a concretização de mais uma importante política pública de combate à violência, como ressalta o governador Fábio Mitidieri. “Um dos questionamentos que ouvia enquanto eu percorria o estado era como as vítimas podiam sair de suas casas se após a agressão sofrida pelo marido elas não tinham para onde ir e nem uma renda mínima para se manterem. Portanto, estamos buscando garantir o mínimo de dignidade e segurança para estas mulheres com o CMais Mulher”, enfatiza.
O programa representa um avanço nas ações de proteção à mulher em Sergipe, que é executada em rede por diversos órgãos, e visa atender ao disposto na Lei Maria da Penha, quanto à criação de mecanismos para coibir a violência doméstica. “A partir do benefício financeiro, a lei busca a garantia de subsistência mínima dessa mulher para sair do ambiente do agressor e quebrar o ciclo da violência”, afirma a secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia.
Proteção em rede
A gestora da pasta ressalta ainda o compromisso do Governo do Estado de implementar políticas públicas de proteção e combate à violência contra a mulher. “Além de receberem o benefício financeiro, buscamos garantir a essas mulheres assistência psicossocial, capacitação profissional, a inclusão no mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo. Tudo isso mostra que o Governo de Sergipe está empenhado na promoção de mais políticas públicas para as sergipanas”, salienta Danielle Garcia.
Até o momento, o programa CMais Mulher tem atendido beneficiárias de 32 municípios sergipanos. “Abrimos várias etapas de inscrições, contando com o apoio dos municípios para orientar as mulheres e preencher o cadastro. Logo em seguida iniciamos a entrega dos cartões e os pagamentos mensais”, ressalta a diretora de Planejamento da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), Cláudia Rêgo.
Representantes de órgãos que atuam na rede de proteção à mulher dos municípios reconhecem a importância do programa de transferência do Governo do Estado. “O CMais Mulher é uma política efetiva, que vem ajudar bastante mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social”, frisa a coordenadora do Centro Regional Especializado de Atendimento à Mulher (Cream) e coordenadora Municipal de Polícia para as Mulheres de Estância, Guadalupe Batista.
Para as beneficiárias, o auxílio do Governo do Estado faz toda a diferença. “Principalmente para enfrentar este momento difícil, onde ficamos fragilizadas. O recurso permitiu que eu saísse do ambiente de violência e pudesse seguir minha vida, porque com esse valor posso sustentar meus filhos enquanto busco uma oportunidade de emprego. Inclusive, estou aproveitando também os cursos e oficinas disponibilizadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres”, afirma uma das inscritas no programa.
A secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Nossa Senhora das Dores, Alessandra Andrade, também destaca a importância do programa, que está beneficiando mulheres vítimas de violência doméstica no município. “O CMais Mulher garante uma ajuda financeira que possibilita uma liberdade para a mulher e também uma fuga da violência doméstica”, pontua.
Fonte e foto: Agência Sergipe de Notícias