Governo de Sergipe já realizou mais de 7 mil cirurgias pelo Opera Sergipe

O Opera segue promovendo bem-estar e qualidade de vida aos sergipanos
slide_9f04fad9455e571c44cfca32ce03b0e2


Lançado em julho de 2023, o Opera Sergipe já devolveu a saúde e o bem-estar de 7.048 sergipanos. Uma das contempladas pelo programa, foi a paciente Juliana Melo dos Santos, 40. Ela fez seu procedimento e contou sobre a felicidade de ter a saúde de volta ao ter realizado a cirurgia de histerectomia total em tempo hábil. 

“Descobri a necessidade do procedimento, onde passei pela avaliação do cirurgião geral do Opera Sergipe, que foi fundamental para a realização da minha cirurgia. Logo quando descobri fui encaminhada para a documentação e, agora, que realizei o procedimento, estou em processo de recuperação. Só agradeço ao Governo de Sergipe por proporcionar um programa tão atencioso com a nossa saúde”, destacou Juliana.

Quem também elogiou o Opera Sergipe foi o senhor Evanio Santos, de 49 anos, que fez a cirurgia de hérnia. “Me indicaram passar por um cirurgião e logo me encaminharam para o programa do Governo do Estado. Fui bem atendido e a minha cirurgia foi um sucesso. Só tenho a agradecer por programas como esse, que olham para o bem-estar de toda a população e nos devolvem qualidade de vida”, disse.

O processo como um todo do Opera Sergipe tem sido cada vez mais célere para atender com a maior eficiência possível. Foi o caso de Rafaela Costa Pereira, de 24 anos, que é mãe de três filhos e ressaltou a sua felicidade em ter a oportunidade de realizar a tão esperada laqueadura tubária. “Dei entrada em uma Unidade Básica de Saúde junto à assistente social, onde fui bem assistida por todos do Santa Isabel. Eu estou radiante por realizar algo que queria muito e com o Opera Sergipe isso pode ser feito”, contou. 

Acesso ao Opera Sergipe

Para ter acesso ao Opera Sergipe, o paciente deve fazer o cadastro pela Unidade Básica de Saúde (UBS) cadastrada ou em um dos hospitais habilitados (Hospital Amparo de Maria, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Nosso Senhor dos Passos e Hospital e Maternidade Santa Isabel), junto com documentos pessoais e, a partir da necessidade do diagnóstico médico, é marcada a cirurgia. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistemas IOS e Android.

Cirurgias realizadas

O Opera Sergipe dispõe de três fases. Nesta primeira fase, durante o período de 27 de julho de 2023 a 26 de janeiro de 2024, foram realizadas 7.048 cirurgias no total, sendo 2.789 no Hospital Amparo de Maria (Estância); 2.675 no Hospital Nossa Senhora da Conceição (Lagarto); 815 no Hospital Nosso Senhor dos Passos (São Cristóvão) e 769 no Hospital Santa Isabel que faz parte da Etapa Aracaju. 

São realizadas 15 tipos de procedimentos, que incluem: histerectomia total, histerectomia com anexectomia, colecistectomia, postectomia, histerectomia (por via vaginal), correção cirúrgica de hidrocele, hernioplastia incisional, hernioplastia umbilical, hemorroidectomia, laqueadura tubária, colpoperineoplastia anterior e posterior, hernioplastia epigastrica, hernioplastia inguinal bilateral, hernioplastia inguinal/crural (unilateral) e hernioplastia recidivante.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Erick O’Hara

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.