Por Uilliam Pinheiro
O vereador por Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira (PP), participou do Cajucast, comandado pelo jornalista Uilliam Pinheiro, na última quarta-feira (26), e afirmou que os gestores da Grande Aracaju precisam, em um curto espaço de tempo, melhorar a qualidade do transporte público para que o trânsito nas cidades não entre em colapso.
“Ou a Barra melhora, a Grande Aracaju melhora – porque é tudo interligado –, o transporte público, para que as pessoas se sintam convidadas e à vontade para querer usar esse tipo de transporte, ou só vai piorar, porque ninguém quer andar de ônibus”, declarou Hebert Pereira.
O tema veio à tona ao ser questionado sobre como melhorar a mobilidade urbana de Barra dos Coqueiros, dado os inúmeros congestionamentos, principalmente nos períodos de pico.
Hebert disse que muitos ônibus do transporte público humilham os usuários, de forma, que as pessoas são desestimuladas a usar o transporte público, principalmente os que possuem catraca dupla.
“As pessoas reclamam do transporte público porque não é de qualidade. Nós lutamos contra uma catraca dupla, estreita, que humilha a população da Grande Aracaju e faz com que muitas pessoas não queiram andar de ônibus. E quando as pessoas deixam de usar ônibus – seja porque é desconfortável, apertado ou porque não passa nos horários de que necessitam –, elas recorrem ao Uber, moto Uber ou a um carro particular. Com isso, o número de veículos só aumenta nas vias, tornando o trânsito insustentável”, afirmou o vereador de Barra dos Coqueiros.
Causa Animal
Durante sua participação no Cajucast, Hebert Pereira falou sobre sua defesa da causa animal e destacou a importância de os gestores públicos implementarem políticas voltadas para os pets.
“O poder público precisa ter, pelo menos, uma política básica de saúde animal. Um programa de controle populacional, de castração. Fazer com que as pessoas de baixa renda tenham acesso a um programa de saúde animal gratuito e se comprometam a castrar seus animais, enquanto o poder público deve oferecer essa oportunidade para quem não tem condições de pagar pelo procedimento”, sugeriu o vereador.
Sobre a implantação de políticas públicas para tutores de baixa renda cuidarem de seus pets, Hebert Pereira apresentou a indicação para a criação do Cartão Pet Barra, que beneficiaria pessoas de baixa renda, protetores de animais e ONGs locais. A proposta visa garantir acesso facilitado à compra de medicamentos e produtos essenciais para animais nos pet shops da cidade, além de estimular o comércio local.
O parlamentar da Barra dos Coqueiros foi taxativo ao condenar maus-tratos contra animais e afirmou que o destino dessas pessoas deve ser a cadeia.