O ex-lutador de boxe, o sergipano José Adilson Rodrigues dos Santos, 66 anos – o Maguila – morreu hoje à tarde, em São Paulo. Ele sofria de demência pugilística, causado por muitos anos de impacto na cabeça, em virtude das lutas. Esse tipo de doença é comum entre os pugilistas.
A morte de Maguila foi confirmada pela esposa dele, Irani Pinheiro, durante um programa jornalístico da Rede Record. Além da demência, Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença semelhante ao Alzheimer. Maguila fez 85 lutas ao longo da carreira, obteve 77 vitórias, um empate e sete derrotas.
O ex-pugilista nasceu em Aracaju e foi morar em São Paulo aos 21 anos. Em 1983 conquistou o seu primeiro título brasileiro. Em 1984 foi campeão sul-americano e em 1995 conquistou o cinturão da WBF. Ele fez lutas que marcaram a sua história como atleta. Lutou contra Evander Hoyfield e George Foreman, perdendo todas duas. Ele encerrou a carreira em 2000.
Nas redes sociais, o boxeador Ancelino Popó Freitas, postou uma homenagem em vídeo com a lenda do box. “Descanse em paz, meu eterno campeão”, disse.