A atuação do profissional de manicure e pedicure vai muito mais além do que simplesmente embelezar mãos e pés. Eles também são responsáveis por organizar as atividades relacionadas à estrutura e ao funcionamento do processo de trabalho, a exemplo da higienização dos equipamentos para garantir a biossegurança para os clientes.
“No Senac, durante os 40 dias de curso, os alunos aprendem como realizar os procedimentos de higienização, a remoção do esmalte, modelagem, cutilagem, hidratação, esmaltação e decoração de unhas, bem como organizar todo o processo de trabalho”, destaca a instrutora de beleza, Geo Castro, que exerce a profissão há 26 anos e desde 2014 ensina no Senac.
A instrutora relembra que começou como autodidata, mas viu a necessidade de se especializar, quando foi trabalhar em um salão de beleza e começou a se interessar por outras atividades do segmento.
“Percebi que muita coisa que sabia sobre manicure e pedicure precisava de atualização, principalmente sobre biossegurança, que é um conjunto de ações que visam minimizar ou erradicar qualquer intercorrência no exercício da profissão, que causem danos à saúde do cliente. O profissional da beleza vende saúde, bem-estar, então tem que cuidar da higiene para não haver contaminação no ambiente de trabalho”, frisa Geo de Castro.
O curso prepara os futuros profissionais – cuja atividade foi reconhecida no Brasil pela Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012 -, para atuarem em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária, com postura e comportamento éticos, interagindo com fornecedores e outros profissionais de beleza.
“Na sala de aula, também orientamos que é essencial respeitar as necessidades do cliente, contribuindo para a sua satisfação e fidelização. O Senac prepara cada aluno para que tenha domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados”, explica Geo de Castro.
Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
Mercado promissor
O mercado de beleza e bem-estar cresceu cerca de 10% ao ano nos últimos dez anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Além disso, estima-se que 1,5% do orçamento das famílias seja destinado a gastos em produtos e serviços do setor.
O Brasil ocupava em 2019, antes da pandemia, o segundo lugar no mercado de esmaltes. E a expectativa, de acordo com um relatório da Mintel, era que o segmento tivesse um crescimento de 5,9%, alcançando R$ 7,68 bilhões em vendas. O cenário positivo é uma ótima oportunidade para quem deseja apostar na profissão de manicure para ingressar — ou voltar — ao mercado de trabalho.
O Senac está com matrículas abertas para o curso de manicure e pedicure. Para fazer o curso, o interessado tem que ter 18 anos ou mais e ter concluído o ensino fundamental menor (a 5ª série).
Acesse http://cursos.se.senac.br/curso/detalhe/1556/manicure-e-pedicure1 e saiba mais.
Fonte e foto: Senac/SE