By Formulando soluções Web

Ministro do TSE decide por cassação do mandato dos vereadores do PP de Nossa Senhora do Socorro

São afetados pela decisão os vereadores Elmo Paixão, Eliel Felipe, João Mochila e o suplente professor Alessandro

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Horbach, decide pela cassação do mandato dos vereadores do Partido Progressista (PP) de Nossa Senhora do Socorro. São eles: Elmo Paixão, Eliel Felipe e João Mochila.

Na decisão, o ministro aponta: “Ante o exposto, dou provimento aos recursos especiais, com base no art. 36, § 7°, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, para julgar procedentes os pedidos formulados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral n° 0601149-74 e na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo n° 0600004-46, a fim de decretar a nulidade dos votos recebidos pelo Progressistas nas eleições proporcionais de 2020 do Município de Nossa Senhora do Socorro/SE, cassar o respectivo DRAP e, por consequência, o diploma dos candidatos a ele vinculados, com o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, bem como declarar a inelegibilidade das candidatas Ana Lúcia dos Santos, Cristiane de Oliveira Costa Carvalho e Eliene Rodrigues de Melo, nos termos do art. 22, XIV, da Lei Complementar n° 64/90, com a respectiva anotação nos cadastros eleitorais”.

A decisão baseou-se no argumento de que o partido PP não cumpriu com a cota de gênero na chapa de candidatos a vereadores, ou seja, a lei exige que 30% da chapa de candidatos sejam mulheres. Com a decisão do TSE, os votos obtidos por todos os candidatos do PP serão anulados e haverá uma nova recontagem de votos para definir os novos três vereadores que assumirão as vagas.

A decisão ainda cabe recursos pela defesa dos vereadores.

Outro desdobramento é que o professor Alessandro (PP), suplente do vereador Eliel Felipe, deixar de ser vereador com a cassação do mandato do titular, que estava licenciado do cargo de vereador para exercer a função de secretário de infraestrutura do município.

NOTA do Partido Progressistas

É com tristeza e perplexidade que recebemos a notícia da DECISÃO MONOCRÁTICA do processo 0601149-74.2020.6.25.0034, movido pelo Sr. Alysson de Almeida Santos, o “Lalo”, apadrinhado pelo deputado estadual Samuel Carvalho, que buscou a supressão da vontade popular no afă de tomar os mandatos de três parlamentares eleitos democraticamente, interferindo na política e no exercício da democracia.

O Diretório Municipal do Progressistas não se dará por vencido. Recorreremos até o final para que prevaleça a vontade soberana do povo.

Nossa Senhora do Socorro/SE, 19 de Maio de 2023.

Bruno Henrique Santana Rezende
Presidente Municipal do Progressistas

Por Uilliam Pinheiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.