Faleceu nesta segunda-feira (26), aos 98 anos, o monsenhor José Carvalho de Sousa, uma das figuras mais emblemáticas da Igreja Católica em Sergipe e referência incontestável na educação do estado. A informação foi confirmada oficialmente pela Arquidiocese de Aracaju.
O Monsenhor estava internado em um hospital particular de Aracaju, há cerca de dois meses, para tratar uma infecção respiratória. Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
Ele estava afastado das funções desde de 2012, quando também deixou a direção do Colégio Arquidiocesano, onde atuou por mais de cinco décadas.
Natural do município de Lagarto, o monsenhor estava internado há cerca de dois meses em um hospital particular da capital sergipana, tratando uma infecção respiratória. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.
Ordenado sacerdote em 2 de dezembro de 1956, na matriz de Lagarto, o monsenhor José Carvalho iniciou sua caminhada pastoral no ano seguinte, quando assumiu a reitoria do Seminário Arquidiocesano e a função de capelão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju. Sua atuação ganhou ainda mais notoriedade em 1960, ao fundar o Ginásio Diocesano Sagrado Coração de Jesus, que mais tarde se transformaria no Colégio Arquidiocesano uma das instituições de ensino mais tradicionais e respeitadas do estado. Ele permaneceu à frente da escola por mais de cinco décadas, até se afastar de suas funções em 2012.
Homem de fé, cultura e liderança, o monsenhor José Carvalho foi empossado em 2013 como membro da Academia Lagartense de Letras, onde ocupava a cadeira de número 10.
Fonte: HT Notícias e G1SE