Por Uilliam Pinheiro
Em entrevista ao site O Caju Notícias, o ex-prefeito de Itabaiana e aliado de primeira hora de Valmir de Francisquinho, Adailton Sousa (PL), afirmou que sua pré-candidatura ao Senado seguirá firme até que Valmir diga o contrário. Ele também declarou que a oposição terá candidato para disputar com Fábio Mitidieri e ressaltou que o nome de Valmir é o mais forte — embora reconheça que, antes de tudo, é necessário que ele esteja elegível.
Adailton ainda afirmou que, se o PL apostar nas candidaturas de Rodrigo e Eduardo sem o consentimento de Valmir, isso seria um erro. Ele reforçou que, qualquer que seja a orientação de Valmir — manter a pré-candidatura ou recuar —, ele seguirá a decisão do líder.
Confira a entrevista na íntegra:
O Caju Notícias – Quais razões te levam a colocar seu nome como pré-candidato ao Senado Federal? A pré-candidatura é pra valer?
Adailton Sousa – As razões são que quero levar o povo de maneira legitimada para o Senado da República. Não quero ser um personagem, e sim uma pessoa autêntica. Quero ser Adailton na frente e por atrás das câmeras, o mesmo Adailton na vida real ou nas redes sociais. Sim, a nossa pré candidatura é pra valer desde que tenhamos o apoio de Valmir ou se ele preferir ser candidato ao Senado eu desistiria para apoiá-lo.
O Caju Notícias – O senhor tende a disputar com figuras políticas de grande prestígio como os senadores Alessandro Vieira e Rogério Carvalho, além de outras lideranças com grandes estruturas como é o caso do ex-deputado federal André Moura. Qual é o seu diferencial que você possui para que o eleitor possa a vir a escolher o senhor numa confirmação de candidatura no próximo ano?
Adailton Sousa – Estou muito consciente que será uma disputa muito difícil no cenário atual com vários candidatos que gozam de muito prestígio perante a classe política. E a diferença será essa: quero ter o prestígio do povo sergipano com o apoio da maior liderança popular do estado de Sergipe que é Valmir de Francisquinho. Podemos quebrar esse tabu de que senador só pode ser quem é da classe política do alto clero ou de família tradicional de Sergipe. Mesmo reconhecendo que Sergipe está bem representado pelos senadores Rogério Carvalho, Alessandro Vieira e Laércio Oliveira cada um com sua ideologia. Respeito também as pré-candidaturas de Edvaldo Nogueira e André Moura legitimamente.
O Caju Notícias – Muito se fala que o governador Fábio Mitidieri tende a vencer as eleições por WO – por falta de concorrentes. Qual é a sua avaliação dessa leitura. O que falta a oposição para apresentar um nome? E na sua opinião, qual(is) seria(m) esse(s) nome(s)?
Adailton Sousa – Não tenho dúvidas que aparecerá um candidato forte na oposição. Não existe eleição por W x O. O tempo dirá que a oposição terá um nome para disputar com o governador Fábio Mitidieri, porque será bom para Sergipe e para a democracia. Estando elegível, não tenho dúvidas que o nome mais forte é do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Ele não estando elegível, ajudará na construção desse nome para disputar a eleição de 2026.

O Caju Notícias – O senhor é bem próximo a Valmir de Francisquinho. Ele tem se queixado de um certo desprestígio do PL a pessoa dele. O que tem acontecido no PL? Valmir deixou de ser a estrela do PL e agora os holofotes estão em Emilia Corrêa? Existe a possibilidade de migração de Valmir e o grupo dele para outra legenda?
Adailton Sousa – O PL não é diferente dos outros partidos, temos divergências como em todos, a exemplo do antigo PP antes da federação ter sida formada. Valmir e Emília, sem duvidas, são as figuras com mais destaque do PL, e os dois conversam muito sobre política. Existe uma sintonia muito boa entre os dois. Só teria a possibilidade de Valmir sair do PL, se o partido negasse a candidatura dele, claro ele estando elegível.
O Caju Notícias – No PL existe a possibilidade de nomes como Eduardo Amorim e Rodrigo Valadares serem lançados como candidato ao Senado, e o senhor ser escanteado. O senhor irá travar uma briga interna para ter a vaga no PL ou tem plano B em mente?
Adailton Sousa – Respeito os dois nomes [Eduardo e Rodrigo], mas por enquanto nenhum dos dois são filiados ao PL. Se o partido decidir pela pré-candidatura dos dois sem o aval de Valmir não seria uma decisão acertada. Mas, não serei obstáculo nenhum para os dois serem filiados e apoiado pelo partido, se houver um consenso e Valmir decidir apoiá-los seguirei o meu líder político. Se ele não acompanhar e falar pra mim que devo ir para a disputa buscarei outra legenda.
O Caju Notícias – O senhor tem apresentado para a disputa ao Senado como Adailton de Valmir de Francisquinho. Por que carregar o nome do prefeito de Itabaiana, e não seguir apenas com seu próprio nome?
Adailton Sousa – Adailton de Valmir significa o povo de Sergipe no Senado Federal, representado em sua verdadeira essência de humildade sabedoria e trabalho.