Nossa Senhora do Socorro clama por renovação nas práticas políticas

Confira a coluna Socorro em Pauta desta semana

Por Uilliam Pinheiro

Nossa Senhora do Socorro, nascida da acanhada Tomar da Cotinguiba sobre o manto da padroeira que concedeu nome a essa província, se tornou uma grande cidade sergipana. Repleta de pessoas educadas e trabalhadoras que acordam cedo em busca de seu sustento.

A história marca as reviravoltas que essa freguesia travou para ser emancipada. Pois, uma hora pertencia ao Vale de Laranjeiras, outrora a Aracaju. Mas como povo aguerrido e de luta, em 1868 se tornou independente e dona de si mesma.

O tempo passou e a “independência” não foi completa. O novo mantra agora colocado: Nossa Senhora do Socorro, cidade dormitório, pairava no ar e no sentimento do povo. E seu povo deseja ver sua cidade desenvolver e caminhar com as “próprias pernas”.

Aí chegamos no ponto, seus governantes até tentaram, mas a visão desses ainda pequena dado a grandiosidade de Nossa Senhora do Socorro, não conseguiram elevar a tal ponto.

Muitos a fizeram de palanque para seus projetos pessoais. Outrora alegando que a transformaria em um grande centro industrial, rompendo de vez a dependência da capital. Outros, por vezes, prometera uma qualidade de vida que ainda seu povo ainda não vivencia.

O povo socorrense acreditou várias vezes e se decepcionou com as tais gestões que tanto prometeram, mas não cumpriram a palavra dada. Contudo, é preciso reconhecer que Nossa Senhora do Socorro cresceu um pouco mais dado ao seu carisma acolhedor que atraiu inúmeros complexos imobiliários, forçando os gestores de plantão a sair de sua inércia.

Mas esse processo reativo de gestão pública arcaica, não combina com a história de luta Nossa Senhora do Socorro.

Nossa Senhora do Socorro é uma terra boa. Sim, senhor! Precisa de homens e mulheres que a honrem e deem o seu melhor. É preciso de homens de palavra batam no peito e faça de Nossa Senhora do Socorro, uma cidade resplendor.

Os emigrantes de outras cidades colaboraram com o valor do município. Mas agora é chegada a hora de um dos seus munícipes assumir as rédeas do comando e fazer de Nossa Senhora do Socorro, uma cidade esplêndida e humana!

O povo socorrense não deve mais sofrer o descaso do tempo. Os socorrenses merecem respeito e os mesmos nomes de sempre que governam não compreendem a imensidão da cidade. Usam para seus próprios proveitos.

Por isso, é hora de clamar: renovação política, onde estais? Nossa Senhora do Socorro clama a tua presença para devolver o orgulho e o cuidado que o seu povo tanto almeja!

Vereadores se despedem da Câmara

Os vereadores pastor Joanan Menezes e irmão Robson fizeram pronunciamentos emocionados na última quinta-feira (16) se despedindo da Câmara de Vereadores. A Câmara foi notificada pelo TRE que os parlamentares tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por causa que o partido ao qual foram eleitos, Avante, descumpriu a cota de 30% de candidatas mulheres nas eleições 2020. Ambos tiveram votos e foram eleitos democraticamente por parcela dos socorrenses, mas a legislação eleitoral ainda tem muitos pontos a melhorar e ambos que não foram os responsáveis diretamente pela falha partidária foram punidos.

Outros vereadores podem perder o mandato

Ainda será julgado a ação de impugnação da chapa de vereadores do partido PP que elegeu os vereadores Elmo Paixão e Eliel Felipe nas eleições 2020. Se a ação for procedente, ambos também podem perder o mandato semelhante aos vereadores pastor Joanan Menezes e irmão Robson. A ação argumenta que o partido PP fez registro de candidaturas fictícias para o preenchimento da cota de 30% de mulheres na chapa semelhante ao partido Avante dos vereadores cassados. Muita tensão no ar nos bastidores da política socorrense com esses julgamentos de chapas.

Quem assume as vagas dos vereadores cassados

O que todo mundo quer saber: quais suplentes assumem as vagas dos vereadores cassados. A informação que corre é que o partido PL teria uma vaga com o filho do ex-vereador Ruy, Thiago de Ruy. E a outra vaga seria ocupada pelo partido PSD com Genilson Barreto. Já outros dizem que Lalo do Cidadania pode assumir. Por enquanto, nenhuma informação oficial do TRE dos suplentes que assumem as vagas de fato. Tudo indica que a informação oficial somente após o Carnaval, enquanto isso, façam suas contas e apostas.

Deputados estaduais socorrenses contra o assédio

Os deputados estaduais socorrenses, Samuel Carvalho e Carminha Paiva, lançaram campanha contra o assédio sexual nesse Carnaval. O deputado Samuel Carvalho fez panfletagem de rua e mobilização nas redes sociais com a campanha Não é Não! junto com sua esposa Adriana Carvalho e equipe contra o assédio sexual nesse Carnaval. Já a deputada Carminha Paiva lançou a campanha Respeite as Minas e tem alertado que assédio sexual é crime. Golaços dos deputados que representam Nossa Senhora do Socorro.

Jô do Sobrado toma posse como vereador

Com a licença do vereador Chicão que assumiu a secretaria de Esporte, o suplente Jô do Sobrado tomou posse como vereador nesta semana. Ele será um dos homens que fará a defesa da gestão do padre Inaldo na Câmara de Vereadores. Ele já exerceu o cargo em outras legislaturas, logo é um conhecedor das articulações de bastidores e tem bom trânsito no meio político de Nossa Senhora do Socorro. Boa sorte a Jô do Sobrado nessa nova empreitada como representante socorrense.

Vereador Geová de Jesus solta o verbo

Em pronunciamento na Câmara de Vereadores e em entrevista na FAN FM, o vereador Geová de Jesus não poupou críticas a gestão do prefeito Inaldo e disse que o prefeito Inaldo “tem roubado a cada dia a dignidade do povo socorrense”. Segundo o vereador, a prefeitura de Socorro tem desassistido os pacientes que fazem o tratamento de câncer na capital por falta de ambulâncias para o translado. Denúncia grave e o parlamentar disse que acionará o Ministério Público para investigar o caso. Geová de Jesus tem feito um trabalho de fiscalização na saúde contundente.

Socorro teve saldo positivo de emprego em 2022

Segundo dados do Caged, Nossa Senhora do Socorro apresentou um saldo positivo de 868 novas vagas de emprego no município. Em 2022 foram 7.840 admissões e 6.972 demissões. O setor de Serviços foi o responsável pelo desempenho positivo do ano de 2022 com 600 novas vagas de emprego. Já o setor da Indústria no município apresentou um saldo negativo de 162 postos de trabalho perdidos em 2022. Socorro tem um grande potencial de geração de emprego, mas ainda é muito pouco aproveitado por falta de uma visão estratégica da gestão e a falta de integração entre o setor público e o privado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.