By Formulando soluções Web

O prefeito Inaldo “abandonou” a administração de Nossa Senhora do Socorro

Confira a coluna Socorro em Pauta desta semana

Por Uilliam Pinheiro

Caro leitor, primeiramente, esse texto fará uma crítica sim a gestão do prefeito padre Inaldo, mas não porque esse colunista deseja “o quanto pior, melhor”, mas o intuito desse texto é possibilitar a abertura de um debate além de “acordar” o prefeito para que ele possa cumprir com o que ele se colocou a fazer: melhorar a vida dos socorrenses.

No Brasil, a reeleição tem se mostrado, em muitos casos, um problema, pois o gestor público se reelege, na maioria das vezes utilizando o poder da máquina pública, e esquece de governar em seu segundo mandato. Parece ser o caso do município de Nossa Senhora do Socorro.

O prefeito Inaldo fez um primeiro mandato mediano. Entregou algumas obras como algumas creches, pavimentação de algumas ruas e a entrega por meio do Governo Federal de 1000 casas. Mas chegou no segundo mandato, ao ser reeleito – muito consequência do uso maciço do poder da máquina pública e não pelo reconhecimento genuíno da população – e praticamente abandonou a cidade.

Nos dois primeiros anos do segundo mandato não se viu nenhuma realização. Concentrou forças direcionadas para eleger sua esposa, a deputada Carminha Paiva, e colocou em segundo plano a administração do município. Recentemente, em pesquisa divulgada pelo Instituto França, a gestão do prefeito Inaldo foi reprovada pelos entrevistados com índice maior que 55%.

Inaldo tem muita dificuldade de interlocução e diálogo com os atores políticos do município e do Estado. Isso o dificulta captar recursos para a realização de obras no município.

Quem percorre pela cidade percebe claramente que a cidade se encontra “abandonada”. Não existe um programa ou políticas públicas para atrair investimentos, e consequentemente, gerar emprego e renda, dado que o desemprego é um dos maiores problemas que assola os socorrenses. As obras iniciadas durante o ano eleitoral de 2020 se encontram abandonadas. Para citar algumas: a creche do Parque dos Faróis e Pai André. O asfaltamento do Loteamento Novo Horizonte e a construção/reforma do mercado no Conjunto João Alves que seria tornaria o novo SEAC do município. Sem falar dos antigos problemas que a administração do prefeito Inaldo ignora, como a infraestrutura dos bairros da Piabeta e Guajará.

Quem visita o próprio Instagram da prefeitura não visualiza praticamente nenhum grande feito da gestão. Apenas visualiza notas de esclarecimentos e boletim da Covid. Sendo um atestado que realmente a gestão nesse segundo mandato não tem muita coisa a mostrar aos socorrenses.

A leitura que se tem é que o prefeito Inaldo toca à administração sem nenhuma vontade de resolver os reais problemas do município, mas sim aproveitar os privilégios que o mandato de prefeito proporciona até o fim do mandato. Parece que ficou satisfeito com a sua reeleição e a eleição de sua esposa a deputada estadual. 

Esse colunista espera estar equivocado e que o prefeito nesses 20 meses que resta do seu mandato possa realmente trabalhar com afinco e transformar Nossa Senhora do Socorro em um canteiro de obras, trazendo desenvolvimento e qualidade de vida aos socorrenses. Porque nesse momento, o que se vê nesse momento é uma cidade sem gestor.

Resultado Enquete Instagram O Caju – Prefeito de Socorro

O site O Caju, por meio de seu Instagram, lançou enquetes nesta última sexta-feira (10) para prefeito e vereador de Nossa Senhora do Socorro. Ressalta-se que as enquetes não têm rigor científico e não substituem as pesquisas eleitorais registradas.

Cenário Espontâneo, onde não há uma lista de nomes determinados:

Fábio Henrique 17,36%
Samuel Carvalho  12,10%
Elmo Paixão 5,26%
Renato Nogueira 3,15%
Klewerton Siqueira 3,15%
Carminha Paiva 1,57%
Padre Inaldo 1,57%
Vereador Betinho 1,05%
Coronel Pontual 1,05%
Zé Franco 1,05%
Eliel Felipe 0,52%
Nulos: 52,10%

Cenário Estimulado I

Samuel Carvalho  38%
Fábio Henrique 34%
Elmo Paixão 21%
Klewerton Siqueira 6%

Cenário Estimulado II

Fábio Henrique 39%
Samuel Carvalho  35%
Elmo Paixão 15%
Renato Nogueira 12%

Cenário Estimulado III

Samuel Carvalho  35%
Fábio Henrique 39%
Elmo Paixão 25%
Betinho 10%

Cenário Estimulado IV

Fábio Henrique 40%
Samuel Carvalho  38%
Renato Nogueira 14%
Klewerton Siqueira 8%

Resultado Enquete Instagram O Caju – Vereador de Socorro 

A lista será dos 25 nomes mais citados para vereadores:

1) Viviane Kelly – 88 citações
2) Lauro Maia – 85 citações
3) Toinho da Piabeta – 65 citações
4) João Mochila – 62 citações
5) Thiago Azevedo – 56 citações
6) Charles de Gel – 54 citações
7) Jeane do Posto – 31 citações
8) Gil das Mulheres – 27 citações
9) Ramon Saul – 27 citações
10) Eduardo Barbosa – 22 citações
11) Conceição da Millenium – 21 citações
12) Ricardo Caminhoneiro – 20 citações
13) Horácio Nascimento – 17 citações
14) Lalo – 17 citações
15) Pablo e Amigos – 15 citações
16) Civaldo Menezes – 15 citações
17) Carlos da Prestação – 11 citações
18) Luzia Gomes – 9 citações
19) Alex Neguinho – 8 citações
20) Dudu de Elmo – 8 citações
21) Tiago de Ruy – 6 citações
22) Henrique do Mexa-SE – 6 citações
23) Astro – 5 citações
24) Edilma da Palestina – 4 citações
25) Eldinha Causa Animal – 4 citações

– Tivemos mais de 800 votos. A diferença da soma de votos dos 25 mais citados são de pessoas citadas apenas uma, duas ou três vezes que não foram listadas.

Codevasf: Fábio Henrique vs Prefeitura de Socorro I

O imbróglio entre o ex-prefeito Fábio Henrique e a prefeitura de Socorro continua em relação aos 10 milhões que se encontram na Codevasf destinados por Fábio Henrique ao município. Nesta semana, Fábio Henrique gravou um vídeo dizendo que conseguiu evitar que o município de Socorro perdesse os 8 milhões – 2 milhões já foram executados – que ele destinou e apelou para que o prefeito Inaldo desça do palanque e utilize os recursos em benefício da população socorrense. Enquanto isso, a população socorrense sofre.

Codevasf: Fábio Henrique vs Prefeitura de Socorro II

Já o vereador e ex-secretário de Infraestrutura, Eliel Felipe, gravou um vídeo em resposta ao ex-prefeito Fábio Henrique dizendo que desde o mês de setembro de 2022 a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, emitiu licenças, certidões de uso e ocupação do solo e autorizou a execução de obras em diversas ruas e localidades da cidade. Ressaltou que a administração do prefeito Inaldo sempre se colocou à disposição para que as obras fossem executadas. Enquanto isso, a população socorrense sofre. Está na hora de serenar os ânimos, sentar como adultos e resolver a questão. A população de Socorro agradeceria.

Denúncias na Educação de Socorro I

A jornalista Gleice Queiroz fez uma denúncia em relação à educação de Nossa Senhora do Socorro. Segundo apuração dela, a rede municipal de Socorro tem 797 professores que atuam na creche, pré-escola, ensino fundamental e EJA. Desse total, 340 (44%) é concursado, 426 (53%) é contratado e 31 (3%) é contrato terceirizado. Dos professores em regime de contratação, 457 estagiários atuariam atuando como professores em sala de aula, ferindo a lei federal e lei estadual que limita a contratação de professores temporários a 20% dos efetivos. Se comprovado essa denúncia, a gestão do prefeito Inaldo estará cometendo crime.

Denúncias na Educação de Socorro II

Diante da denúncia da jornalista, o jovem advogado, Shelton Rocha, protocolou ofício na Secretaria Municipal de Educação do município solicitando informações do número de professores efetivos, contratados e estagiários para averiguar a situação. Ao gravar um vídeo, choveu denúncias nas redes de Shelton, dizendo que realmente isso está ocorrendo na educação municipal de Nossa Senhora do Socorro. Fala-se que o PSS lançado no mês passado tinha como objetivo maquiar essa situação. Com a palavra a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.