Neste domingo (08), manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com o resultado das eleições invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Políticos sergipanos de todas as vertentes ideológicas emitiram posicionamento repudiando os atos ocorridos na capital do país.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, escreveu em seu twitter: “A democracia é soberana e devemos sempre defendê-la. A escolha do povo nas urnas precisa ser respeitada e honrada. Lamentamos e repudiamos quaisquer atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito e nossas Instituições, como os que ocorrem em Brasília. O Brasil precisa de paz, equilíbrio e, sobretudo, olhar para frente e construir um futuro mais justo para todos os brasileiros e brasileiras.”
Os senadores por Sergipe também se posicionaram. O senador Alessandro escreveu: “É urgente a responsabilização do governador do DF e dos comandantes do policiamento que falharam gravemente, para dizer o mínimo, na proteção do Congresso Nacional. Ausência total de organização, trabalho de inteligência e compromisso com a democracia”.
O senador eleito Laércio Oliveira, apoiador do presidente Bolsonaro, se posicionou contra os atos. Ele disse: “O que aconteceu hoje, em Brasília, foi triste. É intolerável. Oposição não é sinônimo de vandalismo e depredação de prédios públicos. Oposição de verdade discute ideias, aponta falhas e defende seus reais valores. Tenho fé e oro a Deus por nossa democracia”.
Já o senador petista, Rogério Carvalho, condenou os atos praticados pelos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. Diz ele no twitter: “As forças de segurança do DF precisam ser federalizadas para garantir a integridade das representações institucionais do Brasil. Não podemos ter mais condolência com criminosos”.
O deputado estadual eleito e convicto apoiador do ex-presidente Bolsonaro, Luizão Dona Trump, também condenou os atos de terrorismo ocorridos na capital do país. Em nota, o deputado eleito se manifestou dizendo: “Repudio os atos de vandalismo que aconteceram hoje na Praça dos Três Poderes, em Brasília, por alguns manifestantes. Estou torcendo para que a nossa grande nação se una em um elo de paz e harmonia. Continuarei sendo oposição ao governo Lula, fazendo uma oposição construtiva em busca de uma qualidade de vida para a família brasileira. Não comungo com as ideias da esquerda, mas também não concordarei com atos de vandalismo, seja de direita ou de esquerda”.
Vários outros parlamentares, prefeitos e organizações da sociedade civil se manifestaram contra os atos de terror e depredação ocorridos contra as instituições brasileiras.
Por Uilliam Pinheiro DRT 2539/SE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil