Por que os ataques de Elber à figura Emília? Seria incômodo ao fato de ser uma mulher com forte liderança?

Artigo escrito pelo vice-prefeito Ricardo Marques

Ricardo Marques [*]

Nos últimos dias, o vereador Elber Batalha tem feito críticas infundadas à gestão da prefeita Emília Corrêa, tentando distorcer a realidade dos fatos. No entanto, ao contrário do que ele tenta propagar, a verdade é que, em apenas dois meses, a nova administração já tomou medidas concretas para modernizar e melhorar o transporte público da capital.

Diferente das gestões anteriores, que permitiram aumentos sucessivos da tarifa, Emília manteve a passagem congelada em R$ 4,50, garantindo que a população não fosse penalizada com reajustes abusivos. Além disso, a renovação da frota já começou: 10 novos ônibus chegaram, sendo os primeiros da história de Aracaju com ar-condicionado, Wi-Fi e câmbio automático, trazendo mais conforto e dignidade aos usuários.

E não para por aí. Pela primeira vez, Aracaju terá ônibus elétricos, colocando a cidade entre as mais modernas do Brasil. A prefeitura enviou um Projeto de Lei à Câmara Municipal para viabilizar a compra de 30 veículos elétricos, a instalação de carregadores e a construção de uma usina de energia solar, além de um novo terminal, garantindo um transporte público mais sustentável e econômico.

Enquanto isso, os debates para a nova licitação do transporte público já começaram. E o objetivo é claro: beneficiar a população com um sistema eficiente e justo. O que se espera da oposição é que participe desse processo de forma construtiva, em vez de lançar ataques vazios que nada acrescentam.

Agora, vamos falar de coerência. O vereador Elber Batalha, que se apresenta como defensor do povo, permaneceu calado quando uma licitação do transporte público, cheia de irregularidades apontadas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas, foi mantida.

Essa mesma licitação aumentava a tarifa sem exigir a renovação da frota, prejudicando a população e beneficiando as empresas. Por que ele não questionou isso antes? Enquanto a então vereadora Emília Corrêa pedia atenção do ex-prefeito para os trabalhadores do transporte coletivo, Elber simplesmente silenciou. Além disso, permaneceu em silêncio quando o ex-prefeito fez a Prefeitura comprar, dela mesma, um terreno por R$ 40 milhões com verba da educação.

E não bastassem as distorções, Elber agora tenta criar uma narrativa de que a prefeita estaria protegendo empresários do setor de transporte ao vetar um projeto que impediria empresas inadimplentes de receber subsídios. A verdade, porém, é outra.

Esse veto foi construído ainda na gestão de Edvaldo Nogueira, e sua manutenção foi necessária para evitar que o caos se instalasse no sistema durante a transição de governo. Foi Edvaldo quem apontou que a proposta era inconstitucional, e a decisão de Emília de manter o veto foi para evitar problemas no sistema de transporte.

Além disso, Elber ignora os avanços concretos da gestão de Emília. Em apenas dois meses, a cidade já conta com os primeiros ônibus com ar-condicionado da história. A renovação da frota está em andamento, e a chegada dos ônibus elétricos colocará Aracaju entre as cidades mais modernas do Brasil. A nova licitação do transporte público já está sendo debatida, com foco em beneficiar a população. Com apenas um decreto, 160 ônibus serão substituídos por veículos com até 12 anos de vida útil.

A real pergunta é: por que todo esse ataque de Elber à figura Emília? Será que o incômodo é pelo fato dela ser uma mulher com forte liderança e ter sido eleita democraticamente, sem depender do sistema político tradicional.

A prefeita está cumprindo suas promessas e trazendo mudanças, enquanto a oposição tenta criar narrativas para desviar a atenção dos avanços reais. A fiscalização é essencial na política, mas deve ser feita com coerência e responsabilidade. A Prefeitura de Aracaju está focada em resolver problemas históricos.

A história dirá quem, de fato, está trabalhando pela cidade e quem apenas tenta se manter em evidência.

[*] É vice-prefeito de Aracaju e secretário da Comunicação Social do Governo de Aracaju

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.