Por Uilliam Pinheiro
Na tarde desta quinta-feira (06), o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Dr. Saulo Galeguinho (PT), realizou uma live em suas redes sociais para denunciar uma suposta intimidação envolvendo o Pelotão de Caatinga da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) contra ele. Segundo o prefeito, duas viaturas da unidade especializada estacionaram em frente à sua residência, localizada no povoado Sabonete, a aproximadamente 2 km da sede do município, em uma ação que ele classificou como tentativa de intimidação direcionada a ele e sua família.
Dr. Saulo Galeguinho expressou preocupação com o ocorrido, destacando que a presença ostensiva das viaturas em sua propriedade não havia sido precedida de qualquer comunicação ou justificativa oficial. Ele ressaltou que tal ação é inaceitável e que medidas legais serão tomadas para garantir a segurança e integridade de sua família.
Já à noite, a Secretaria de Segurança Pública emitiu nota dizendo repudiando a atitude do prefeito de Nossa Senhora de Lourdes que obstruiu uma operação policial em curso. Segundo a SSP, as equipes estariam localizados em pontos estratégicos para a captura de uma quadrilha armada que planejava assaltar uma casa lotérica na cidade.
O governador Fábio Mitidieri também se manifestou por meio de vídeo em sua conta pessoal no Instagram, dizendo que o prefeito Saulo Galeguinho agiu de forma irresponsável impedindo a operação policial.
“Fala meu povo. 10:30h da noite, estou chegando agora de Pirambu, do Sergipe é Aqui. Mas eu vi ouvindo repercutindo do prefeito Saulo de Lourdes cobrando do governador, da Polícia esclarecimento, de forma até muito acintosa, de forma desrespeitosa. Eu queria dizer prefeito, eu vou dar o respeito que o senhor não teve. Você, de maneira irresponsável, atrapalhou uma operação da Polícia Militar, através do Batalhão da Caatinga, que pensava prender uma quadrilha fortemente armada que assaltaria aí, uma casa lotérica na sua cidade. Aliás, o sujeito foi preso. Você deveria está me agradecendo por ter policiamento da Caatinga aí na sua cidade da segurança ao seu povo. Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste, um dos mais seguro do Brasil, graças as nossas policias, portanto prefeito, agradeça a Polícia Militar que estava ai prestando o seu serviço ao seu povo, dando segurança ao seu povo. E respeite mais a nossa Polícia”, disse o governador em vídeo.
Confira a nota da Secretaria de Segurança Pública:
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) em a público expressar seu mais veemente repúdio à conduta irresponsável do prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Saulo Galeguinho, que, de forma impensada e prejudicial, obstruiu uma operação policial de extrema importância para a segurança da cidade e de seus cidadãos.
Na tarde desta quinta-feira , 6, a Polícia Militar de Sergipe, com o apoio do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), deflagrou uma operação integrada com o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil. A ação tinha como objetivo desarticular uma quadrilha fortemente armada que planejava assaltar uma casa lotérica em Nossa Senhora de Lourdes. Durante a operação, um suspeito foi preso em flagrante com munições, fardas e equipamentos militares que seriam utilizados no crime.
No entanto, em um dos pontos de bloqueio da operação, estrategicamente posicionados para impedir o acesso dos criminosos à cidade, o prefeito Saulo Galeguinho decidiu realizar uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, descredibilizando o trabalho das forças de segurança pública e disseminando informações falsas, ao afirmar que a operação tinha como único objetivo intimidá-lo. Essa atitude imprudente teve sérias consequências: ao publicizar a operação, o prefeito comprometeu o andamento das investigações, facilitando a fuga dos demais criminosos envolvidos na tentativa de assalto.
Cabe ressaltar que a presença policial naquele local era parte de uma estratégia para fechar as vias de acesso à cidade, caso o roubo acontecesse, e em momento algum as equipes policiais realizaram contato com o prefeito ou invadiram sua residência. A operação tinha como única intenção garantir a segurança da população de Nossa Senhora de Lourdes, desarticulando uma quadrilha fortemente armada.
Em razão dessa conduta, a Polícia Civil de Sergipe instaurará um inquérito policial contra o prefeito Saulo Galeguinho. A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe lamenta profundamente que o trabalho das forças de segurança tenha sido prejudicado por um ato irresponsável de um gestor público que, ao invés de colaborar com as autoridades, decidiu criar embaraços à ação policial, colocando em risco a segurança da população.
A segurança pública, em sua essência, não deve ser encarada sob lentes políticas, nem ser distorcida por dicotomias que tentam dividir a sociedade. As forças de segurança pública são patrimônio da população sergipana, e seu trabalho deve ser reconhecido como um serviço essencial à coletividade, sem que seja contaminado por interesses de quaisquer natureza. Não se trata de um jogo político ou de uma batalha ideológica, mas da proteção de vidas, do patrimônio e da paz social.