Por Uilliam Pinheiro
Prefeitos e lideranças políticas de Sergipe saíram em defesa do secretário da Casa Civil e deputado estadual, Jorginho Araújo (PSD), após as críticas feitas pelo deputado federal Thiago de Joaldo (PP) em entrevista à emissora Fan FM na última sexta-feira (07).
Dentre os nomes que manifestaram apoio a Jorginho estão o prefeito Assisinho, de Malhador; Samuel Carvalho, de Nossa Senhora do Socorro; o ex-prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento; e outras lideranças políticas como o vereador Kaique Freire. As declarações de solidariedade reforçam o prestígio do secretário entre a classe política.
Durante o evento realizado em Nossa Senhora de Lurdes, na sexta-feira (07), o prefeito Samuel Carvalho repudiou as críticas e se posicionou ao lado de Jorginho Araújo. “Minha solidariedade a Jorginho Araújo em nome da Alese [pela fala] de um deputado federal que não tem o que fazer, que não conhece o trabalho do deputado Jorginho Araújo em todo Estado e à frente da Casa Civil. Pessoas que dizem o que querem vão ouvir o que não querem. A Assembleia Legislativa merece respeito!”, afirmou.

O prefeito Assisinho, por sua vez, usou as redes sociais para demonstrar apoio ao secretário. Em uma postagem no Instagram, ele escreveu: “A árvore que dá mais frutos é a mais apedrejada, e isso só reforça a grandeza de Jorginho Araújo, um homem íntegro e dedicado ao bem comum. Só quem te conhece sabe o quanto é dedicado e prestativo em ajudar as pessoas. Conte comigo, com minha família e com o povo de Malhador”.
Na mesma linha, o ex-prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, também usou as redes sociais para defender Jorginho Araújo. “Fazer política ao seu lado é fazer o bem! Gratidão por tanta entrega, por nunca desistir de buscar o impossível ao lado do nosso governador @fabiogov55 e toda equipe comprometida que tem realizado um trabalho incrível! Indiaroba tem o privilégio de te chamar de nosso deputado!”, escreveu.

O jornalista Flavão Fraga também fez uma análise sobre o posicionamento do deputado federal Thiago de Joaldo, sugerindo que as críticas ao secretário da Casa Civil tinham um alvo indireto: o governador Fábio Mitidieri. “Quando o deputado federal de Itabaianinha aponta fortes e desrespeitosas críticas ao Secretário Chefe da Casa Civil, figura ligadíssima ao governador e de estrita lealdade, ele o faz por um gesto de covardia e medo de citar o nome de Mitidieri, preferindo escolher o nome daquele que cumpre os ditames governamentais”, apontou Fraga.
A análise do jornalista em sua matéria sugere ainda que Thiago de Joaldo estaria insatisfeito com o governo por não ter conseguido indicações de aliados para cargos públicos, o que poderia ter motivado seus ataques a Jorginho Araújo. “Thiago deixa transparecer que a queixa sugere essa falta de ‘aconchego’ na máquina governamental”, completou o jornalista.
Com as diversas manifestações de apoio ao secretário da Casa Civil, a estratégia de Thiago de Joaldo em querer desgastar a figura de Jorginho Araújo pode ter sido um tiro no próprio pé, pois dificultará ainda mais seu relacionamento na gestão Fábio Mitidieri.