Prefeitura da Barra dos Coqueiros promove reuniões com artistas para garantir participação democrática na execução da Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo tem o objetivo de fortalecer a cadeia cultural dos municípios e Estado

Com o compromisso de promover a diversidade e o envolvimento da comunidade artística local, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nos dias 22 e 23 reuniões presenciais entre a administração municipal e os fazedores de cultura do município. A iniciativa marca o esforço contínuo da gestão para implementar no município de maneira democrática e participativa a Lei Paulo Gustavo, voltada ao apoio e fomento das atividades culturais nas cidades brasileiras.

A administração municipal tem se empenhado em criar ambientes verdadeiramente colaborativos, onde os artistas locais têm voz ativa para a construção dos editais que nortearão a aplicação dos recursos federais. A reuniões e a consulta pública são exemplos concretos desse esforço, oferecendo um espaço crucial para a expressão de ideias, preocupações e aspirações por parte dos fazedores de cultura.

A secretária municipal de Cultura, Gessica Anjos, enfatiza o papel transformador que a Lei Paulo Gustavo pode desempenhar no cenário cultural local. Ela reitera o compromisso da Prefeitura em oferecer oportunidades igualitárias para todos os artistas, independentemente de sua área de atuação ou background. “Estamos entusiasmados quanto à possibilidade de construir uma narrativa cultural autêntica e inclusiva, pois o envolvimento ativo dos fazedores de cultura em nosso município é a chave para alcançar esse objetivo”, disse.

A artista pós-modernista, Danielle Condoiselles, considerou importante a iniciativa das reuniões, pois realiza o diálogo e a escuta de pessoas locais, que apresentam as reais demandas da Região. “A gente enfrenta muitas dificuldades para que a nossa arte seja vista pela sociedade, então quando vi a oportunidade de participar dos futuros editais eu fiquei feliz. Eu fotografo, escrevo poesia, faço instalações, trabalho com reciclagem fazendo peças e quadros, então eu tenho um projeto de trabalhar com uma mistura dessas coisas, que é como entendo a arte pós-moderna. Já vi editais através da Lei Audir Blanc, mas até hoje não havia pensado que eu posso submeter um projeto. Quando você pode discutir a construção de um edital ao qual você poderá participar, fica mais fácil e justo”, afirmou.

Inclusão e justiça social

A inclusão das cotas raciais na Lei Paulo Gustavo representa um marco significativo na promoção da igualdade e da justiça social. A medida busca corrigir desigualdades históricas ao destinar 20% das oportunidades a pessoas negras e pardas, conforme destacado pelo advogado Alessandro Nascimento, que esteve presente às reuniões. 

Alessandro elogiou a sensibilidade da Prefeitura ao promover as reuniões presenciais com a presença de uma pessoa que possui conhecimento técnico e lugar de fala sobre o assunto. “Parabéns a Prefeitura por esse zelo. Estou feliz em estar aqui para falar sobre o tema e considero esse um passo vital para garantir a representatividade e a participação equitativa da comunidade negra”, considerou. 

Para ele, a iniciativa demonstra o compromisso em construir um ambiente cultural mais inclusivo, onde todos tenham a chance de contribuir e prosperar, fortalecendo o tecido social de maneira abrangente e justa.

Segundo Alisson Couto, consultor da LPG na Barra dos Coqueiros, diversas ações já estão em andamento de forma simultânea, que visam ao lançamento, o mais breve possível, dos editais e chamadas públicas. “O objetivo é garantir que os recursos alcancem prontamente a classe artística local. Além das escutas online, essas reuniões presenciais estabelecem um diálogo mais aprofundado e significativo”, pontuou. 

Ele ressalta a compreensão da importância das consultas por parte das pessoas, destacando que essas interações contribuem para a construção de editais mais democráticos e alinhados com as reais demandas da comunidade artística da Barra dos Coqueiros.

Nesse caminho em direção a uma execução democrática da Lei Paulo Gustavo, a Prefeitura reafirma seu compromisso em criar um ambiente onde a voz dos artistas seja ouvida, respeitada e valorizada. As reuniões presenciais representam passos de um esforço coletivo para construir um cenário cultural mais vibrante, inclusivo e verdadeiramente representativo.

Com informações da prefeitura da Barra dos Coqueiros

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.