Quem está vencendo a batalha das redes sociais na corrida pelo Senado

O site O Caju Notícias faz um levantamento da presença digital dos pré-candidatos ao Senado no Instagram

Por Uilliam Pinheiro

A cada eleição, as redes sociais têm ganhado cada vez mais destaque e, muitas vezes, têm sido um dos fatores decisivos para a vitória eleitoral de muitos candidatos. Diante desse cenário, o site O Caju Notícias faz um levantamento da presença digital dos pré-candidatos ao Senado na plataforma Instagram.

A escolha pelo Instagram se dá pelo fato de ser a rede social mais utilizada por políticos e usuários em nosso estado. Assim, vamos utilizá-la como um termômetro da presença digital dos postulantes a uma cadeira no Senado nas eleições de 2026.

Os nomes dos pré-candidatos ao Senado nesta reportagem são: o senador Alessandro Vieira, que busca a reeleição; o senador Rogério Carvalho; o ex-deputado André Moura; o deputado federal Rodrigo Valadares; o ex-senador Eduardo Amorim; o ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa; o ex-prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira; e o ministro Márcio Macêdo.

O pré-candidato bolsonarista Rodrigo Valadares lidera com folga a presença digital no Instagram, seguido pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Em terceiro e quarto lugares estão os senadores que buscam a reeleição, Alessandro Vieira e Rogério Carvalho, respectivamente. Os demais pré-candidatos apresentam desempenho significativamente inferior em termos de presença digital.

Confira os dados na tabela abaixo:

Presença Digital dos Pré-Candidatos ao Senado
Números de Seguidores
Rodrigo Valadares306,3 mil
Edvaldo Nogueira137,6 mil
Alessandro Vieira130,8 mil
Rogério Carvalho125 mil
André Moura55,7 mil
Márcio Macedo44,7 mil
Adaiton Sousa43,3 mil
Eduardo Amorim40 mil
Levantamento feito no dia 19/05/2025 na plataforma do Instagram

Os algoritmos das redes sociais favorecem conteúdos que despertam emoções nas pessoas. Portanto, pré-candidatos com posicionamentos bem definidos e alinhados à polarização atual tendem a sair na frente, dado o funcionamento da própria plataforma. No entanto, o Instagram também valoriza conteúdos com apelo de entretenimento.

A definição de uma eleição não depende exclusivamente das redes sociais. Elas são apenas uma entre várias variáveis existentes em uma campanha. Logo, este levantamento não tem a pretensão de afirmar que um dos pré-candidatos está em vantagem, mas evidencia que quem possui uma forte presença digital, sem dúvida, sai na frente numa corrida eleitoral.

O Instagram, plataforma em análise aqui, é um meio para o pré-candidato construir relacionamento com seu potencial eleitor. Quanto maior o alcance, maiores são as chances de converter seguidores em votos e, consequentemente, em multiplicadores de votos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.