Por Uilliam Pinheiro
A cada eleição, as redes sociais têm ganhado cada vez mais destaque e, muitas vezes, têm sido um dos fatores decisivos para a vitória eleitoral de muitos candidatos. Diante desse cenário, o site O Caju Notícias faz um levantamento da presença digital dos pré-candidatos ao Senado na plataforma Instagram.
A escolha pelo Instagram se dá pelo fato de ser a rede social mais utilizada por políticos e usuários em nosso estado. Assim, vamos utilizá-la como um termômetro da presença digital dos postulantes a uma cadeira no Senado nas eleições de 2026.
Os nomes dos pré-candidatos ao Senado nesta reportagem são: o senador Alessandro Vieira, que busca a reeleição; o senador Rogério Carvalho; o ex-deputado André Moura; o deputado federal Rodrigo Valadares; o ex-senador Eduardo Amorim; o ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa; o ex-prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira; e o ministro Márcio Macêdo.
O pré-candidato bolsonarista Rodrigo Valadares lidera com folga a presença digital no Instagram, seguido pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Em terceiro e quarto lugares estão os senadores que buscam a reeleição, Alessandro Vieira e Rogério Carvalho, respectivamente. Os demais pré-candidatos apresentam desempenho significativamente inferior em termos de presença digital.
Confira os dados na tabela abaixo:
Presença Digital dos Pré-Candidatos ao Senado | |
Números de Seguidores | |
Rodrigo Valadares | 306,3 mil |
Edvaldo Nogueira | 137,6 mil |
Alessandro Vieira | 130,8 mil |
Rogério Carvalho | 125 mil |
André Moura | 55,7 mil |
Márcio Macedo | 44,7 mil |
Adaiton Sousa | 43,3 mil |
Eduardo Amorim | 40 mil |
Os algoritmos das redes sociais favorecem conteúdos que despertam emoções nas pessoas. Portanto, pré-candidatos com posicionamentos bem definidos e alinhados à polarização atual tendem a sair na frente, dado o funcionamento da própria plataforma. No entanto, o Instagram também valoriza conteúdos com apelo de entretenimento.
A definição de uma eleição não depende exclusivamente das redes sociais. Elas são apenas uma entre várias variáveis existentes em uma campanha. Logo, este levantamento não tem a pretensão de afirmar que um dos pré-candidatos está em vantagem, mas evidencia que quem possui uma forte presença digital, sem dúvida, sai na frente numa corrida eleitoral.
O Instagram, plataforma em análise aqui, é um meio para o pré-candidato construir relacionamento com seu potencial eleitor. Quanto maior o alcance, maiores são as chances de converter seguidores em votos e, consequentemente, em multiplicadores de votos.