Por Uilliam Pinheiro
O site O Caju realiza um novo levantamento em relação a presença digital nas redes sociais dos deputados estaduais de Sergipe. O último levantamento foi feito em março de 2023 e você encontra na matéria “Descubra quem são os deputados estaduais mais influentes nas redes sociais em Sergipe”. O levantamento da presença digital, feito no dia 06 de outubro, limita-se ao número de seguidores no Instagram e Facebook que cada deputado estadual possui.
Em pesquisa publicada no site O Globo, as redes sociais são a segunda fonte de informação sobre política dos entrevistados da pesquisa, perdendo apenas para o noticiário da televisão. Na pesquisa, 22% disseram ter nas redes sociais seu principal meio de informação sobre política, enquanto 38% das preferências optaram para o noticiário da TV. Quando a pesquisa especifica qual rede social tem a preferência dos entrevistados, o Facebook é citado por 33% dos entrevistados como sua principal rede usada para se informar sobre política, a plataforma é seguida pelo Instagram com 16%, pelo YouTube com 12% e WhatsApp com 10% das preferências dos entrevistados. O Twitter, amplamente usado por políticos e por meios de comunicação, acumula somente 3% das citações, ligeiramente à frente de TikTok e Telegram.
Diante da importância das redes sociais para a atuação política do parlamentar, o site O Caju apresenta os dados coletados nesse segundo levantamento da presença digital dos deputados estaduais de Sergipe fazendo um comparativo em relação ao primeiro levantamento.
Como no último levantamento feito em março de 2023, o deputado estadual Luizão Dona Trampi (União Brasil) lidera com folga a lista dos deputados estaduais com maiores presença digital com 152,5k seguidores no Instagram e 19k seguidores no Facebook, totalizando 171,5k seguidores na duas plataformas. No Instagram, ele teve um aumento de 13,5k seguidores de março de 2023 para outubro de 2023 – o maior aumento entre os deputados estaduais no período.
Em segundo lugar, temos a deputada psolista, Linda Brasil, com 53,3k seguidores na soma das duas plataformas. A parlamentar aumentou 6,3k o número de seguidores no Instagram no período. Em terceiro lugar, temos o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PSD), com 48.8k seguidores. Ele possui 27.8k no Instagram e 21k no Facebook e teve um ganho de 2.2k de seguidores de março para outubro de 2023.
Na quarta posição, houve uma mudança de posição em relação ao levantamento feito em março de 2023, o parlamentar Cristiano Cavalcante (União Brasil), líder do Governo na Alese, assumiu a quarta posição ultrapassando o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania). Cristiano Cavalcante tem nas duas plataformas analisadas 45.2k seguidores e teve um aumento significativo no número de seguidores no Instagram no período, passando de 32.6k em março para 42.5k em outubro. Não tem uma melhor colocação na presença digital por ter pouca presença no Facebook. Como dito acima, o deputado Samuel Carvalho ocupa agora a quinta colocação entre os deputados estaduais com mais presença digital com 44.5k seguidores no Instagram e Facebook.
Confira a presença digital de todos os deputados estaduais e suas posições no ranking:
Os dois deputados estaduais com menor presença digital são Netinho Guimarães (PL), que possui apenas 8.2k seguidores, e por último, o deputado Garibalde Mendonça (PDT), com um pouco mais de 6 mil seguidores.
Nota-se no levantamento que os deputados estaduais concentram sua atuação e comunicação digital na plataforma Instagram e dão pouca atenção ao Facebook. Muitos nem perfis nesta plataforma possuem.
Fazendo um recorte apenas no Instagram – plataforma mais usada pelos deputados estaduais sergipanos – o ranking de presença digital muda um pouco em relação a lista acima que soma as plataformas Instagram e Facebook.
Praticamente, todos os deputados estaduais tiveram aumento no número de seguidores na plataforma do Instagram do primeiro levantamento em março para esse segundo levantamento feito agora em outubro. Destaca-se Luizão Dona Trampi, Cristiano Cavalcante e Marcos Oliveira.
Numa pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataSenado no ano de 2019, apontou a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor. Na pesquisa, quase metade dos entrevistados (45%) afirmaram ter decidido o voto considerando informações vistas em alguma rede social. Diante dessa informação, é primordial os parlamentares investirem cada vez mais na comunicação digital para conseguir o que mais desejam: voto!
*O deputado estadual Marcos Oliveira, do PL, teve seu Instagram hackeado no início do ano de 2023 e teve que iniciar o processo do zero na plataforma. Antes, ele tinha 21k de seguidores no Instagram.