Reciclagem: Iniciativa de Breno Garibalde está sendo realizada no Verão Sergipe 2024

A iniciativa tem como objetivo facilitar a logística para o correto descarte de resíduos produzidos no circuito dos eventos inseridos no calendário oficial do Estado

Nos últimos dias, Sergipe deu início ao Projeto ‘Coleta do Bem’ com a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a catadores e catadoras que durante a realização do Verão Sergipe 2024. 

A iniciativa, idealizada pelo vereador Breno Garibalde, tem como objetivo facilitar a logística para o correto descarte de resíduos produzidos no circuito dos eventos inseridos no calendário oficial do Estado, com a instalação de pontos de descarte, coleta do material e fortalecimento da educação ambiental. Além disso, a compra do material coletado pode ser realizada durante o evento.

Para o parlamentar, esse projeto é muito importante, pois visa a ampliação da coleta seletiva, além de promover a recuperação da dignidade do catador como profissional da reciclagem, no que diz respeito a qualificação, utilização de EPIs.

“Fico muito feliz em ver esse projeto sendo colocado em prática pelo Governo do Estado, através das secretarias do Trabalho, Meio Ambiente e Casa Civil. Temos ainda mais lutas pela frente, para dar cada vez mais dignidade à esses profissionais tão importantes, que ainda são muito marginalizados”, declara o vereador.

Breno ressalta ainda o empenho das secretarias de Estado do Trabalho e Meio Ambiente e da Casa Civil, para fazer o “Coleta do Bem” acontecer. “Agradeço ao secretário Jorge Teles (Trabalho) e a secretária Deborah Menezes Dias (Meio Ambiente) por terem sido sensíveis à proposta do nosso mandato, pois todo o estado Sergipe ganha muito com a realização desse projeto”, complementa o vereador.

Com expectativa de alcançar mais 140 trabalhadores durante todo o Verão Sergipe, o projeto é realizado por meio de parceria entre as Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Assistência Social e da Cidadania (Seasc), além do apoio das prefeituras e dos Consórcios Públicos de Saneamento Básico da Grande Aracaju (Conbasju), Baixo São Francisco (Conbasf) e Centro-Sul (Consensul).

Por Nayana Araujo
Foto: Carol Paias 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.