Por Uilliam Pinheiro
O site G1 trouxe a informação, nesta segunda-feira (01), que o deputado federal Rodrigo Valadares pode perder a relatoria do projeto de lei que anistia condenados pelos atos de 8 de janeiro. A relatoria do projeto de anistia tem dado visibilidade nacional a Rodrigo, principalmente entre os bolsonaristas.
E uma das razões da possível mudança de mãos da relatoria do projeto de anistia é porque Rodrigo Valadares é declaradamente favorável ao projeto, e segundo a informação do G1, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, quer alguém mais imparcial para conduzir os debates e as negociações em relação ao projeto.
“Se decidir pautar o projeto de lei que anistia condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve promover uma mudança na relatoria da proposta. Segundo interlocutores, Motta considera que o atual relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Valadares (União-SE), é parcial no debate e gostaria de um nome mais equilibrado”, escreveu o site G1.
O projeto de lei de anistia tem ganhado aderência e o presidente da Câmara dos Deputados tem sido pressionado, principalmente pelos deputados bolsonaristas e da bancada do PL, a pautar o projeto. A pressão aumentou após a 1º Turma do STF torna o ex-presidente Jair Bolsonaro réu no processo que o acusa de liderar os atos de 8 de janeiro numa tentativa de golpe de Estado.
Com informações do G1