Rogério Carvalho assume liderança do PT no Senado

Senador sergipano, que era primeiro-secretário do Senado, assume a liderança do Partido dos Trabalhadores na casa pela segunda vez

Em 2025, o PT no Senado será liderado pelo sergipano Rogério Carvalho. Ele foi oficializado no posto na tarde desta sexta-feira (31/1), durante a primeira reunião da bancada. É a segunda vez que o parlamentar assume o cargo – a primeira foi em 2020.

O parlamentar ocupou, nos últimos dois anos, o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado.

“Assumir a liderança do PT no Senado é um grande desafio, mas também uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com o povo brasileiro. Vamos trabalhar para garantir a continuidade do projeto político liderado pelo presidente Lula, que visa construir um país mais justo e igualitário”, disse Rogério

Rogério Carvalho é senador pelo PT de Sergipe desde fevereiro de 2019. Nascido em Aracaju, mas criado em Lagarto, centro-sul do estado, em 1968, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo feito residência em medicina preventiva e social, especializações em gestão hospitalar e gestão estratégica, mestrado e doutorado em saúde coletiva pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Com atuação destacada desde o movimento estudantil, construiu sua carreira tendo como norte a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a inovação na gestão da saúde pública.

No Senado, além de líder do PT, integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid (CPI da Covid), responsável pelo destravamento da compra de vacinas que o então governo se recusava a fazer. Foi ainda relator da CPI da Braskem, que apurou as responsabilidades dos envolvidos no afundamento de bairros inteiros na cidade de Maceió (AL), indiciando pessoas e empresas por crimes ambientais.

Como primeiro-secretário do Senado, Carvalho se destacou pelo diálogo com as entidades representativas dos servidores da Casa. Além disso, foi presidente da Comissão Curadora dos 200 Anos do Senado, responsável pela organização dos atos comemorativos relacionados ao bicentenário da instituição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.