Aliado do presidente Lula (PT) no Senado, Rogério Carvalho (PT) assume mais uma importante função na Casa. O sergipano foi eleito nesta quinta-feira, 2, como o primeiro-secretário, compondo assim a Mesa Diretora, que conta com Rodrigo Pacheco (PSD) como presidente.
“Hoje assumo uma nova e importante missão no Senado Federal. Como 1° Secretário, meu compromisso será ajudar o povo brasileiro e dar orgulho ao povo de Sergipe!”, disse Rogério. “A 1° Secretaria vai dar ao Estado de Sergipe a condição de estar representado na direção do Senado da República”, acrescentou o senador.
De acordo com o líder do governo no Senado, o petista Jacques Wagner, a definição pelo nome de Rogério se deu em consenso entre o partido e a coordenação da campanha de Pacheco, que se comprometeu em entregar a 1ª Secretaria para o senador por Sergipe.
Sendo assim, com o apoio irrestrito do partido para o cargo, Rogério contraria o que seus adversários disseminaram na mídia nos últimos dias, alegando que o mesmo não havia recebido o aval da sigla.
Dentre as funções que assumirá, Rogério será responsável, como primeiro-secretário, por rubricar a listagem especial com o resultado da votação realizada através do sistema eletrônico, realizar a leitura em plenário da correspondência oficial recebida pelo Senado e de todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Além disso, ele assina e recebe a correspondência da Casa e é responsável pela supervisão das atividades administrativas, entre outras competências.
O resultado da eleição na Casa, composta por aliados de Lula, representa uma segunda derrota do bolsonarismo e dá mais uma demonstração de força do presidente petista um mês após o início do seu mandato.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado