Um dos pilares de atuação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) é o incentivo ao empreendedorismo feminino e à capacitação da mulher. E foi neste sentido que a pasta firmou uma parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), a Secretaria da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para disponibilizar, durante a segunda edição do ‘Sergipe é Aqui’, realizado nesta quarta-feira, 22, em Propriá, uma série de serviços para as mulheres da região.
A SPM e o Banese disponibilizaram os seguintes serviços no evento: aberturas de contas, Banese Agro, Pronaf Mulher e informações sobre o Banese Card – com solicitação do cartão e renegociação de dívidas. “O Banese é prata da casa e está atuando junto com a SPM no sentido de disponibilizar linhas de crédito para que possamos fomentar o empreendedorismo e a inclusão produtiva das mulheres. E hoje estamos trazendo vários serviços nesta parceria com o Banese para as sergipanas”, destacou a secretária Danielle Garcia.
O presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, reforçou o compromisso da instituição com o fomento da economia sergipana. “O pleito do Governo do Estado, por meio da SPM, é que o Banese apresente uma opção de crédito para estimular o empreendedorismo feminino. Já estamos buscando essa operação para termos um ambiente inovador e que estimule a iniciativa das mulheres. Teremos como fruto desta parceria um resultado extremamente positivo para as sergipanas”, enfatizou.
A parceria da SPM com a Seagri possibilitou a realização de uma palestra sobre empoderamento feminino, já com o Senar, o lançamento de cursos de capacitação para mulheres do Baixo São Francisco. “Aproveitando a vocação econômica da região, lançamos com o Senar o curso de iniciação à psicultura e o de iniciação para operação de máquinas agrícolas. Estamos disponibilizando ainda o curso de boas práticas na produção de alimentos. Tudo isso como forma de ampliar também o protagonismo feminino”, detalhou a diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino da SPM, Adriana Mallezan.
A presidente da Colônia de Pescadores de Propriá, Dilma da Silva, reconheceu a importância da iniciativa da SPM para as mulheres da região. “Um momento especial e estamos aproveitando. Com esse curso, as pescadoras de Propriá serão capacitadas para terem o próprio negócio através das pesca e melhorar a vida delas. Essa parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres está sendo muito importante e é com muita felicidade que recebemos tudo isso”, afirmou.
Por Assessoria de Comunicação SPM
Foto: Vieira Neto