O Centro de Educação Profissional (CEP) Josafá Ribeiro de Almeida, do Senac, em Tobias Barreto, completou 30 anos de fundação. A unidade surgiu a partir da iniciativa de visionários à época, com a doação do terreno feita pelo então prefeito “Seu Joca”, cujo nome foi dado à unidade. Inaugurada em 26 de fevereiro de 1994, a solenidade reuniu diversas autoridades, políticos e empresários que, ao lado do então gerente José Airton Andrade, entregaram à população da cidade e região, o tão aguardado e moderno prédio do Senac.
Natural de Tobias Barreto, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade relembra os desafios para o município ganhar uma unidade do Senac, cujo prédio foi o primeiro construído no país, dentro dos padrões definidos pelo Departamento Nacional do Senac.
“Tivemos uma participação efetiva para a construção dessa unidade, que foi a primeira do Brasil com padrão Senac. Na época, o presidente da Fecomércio, Januário Conceição, se propôs a viabilizar a construção da unidade em Tobias Barreto desde que fundássemos o Sindicato dos Comerciantes, e nós fizemos isso, com mais seis amigos. Agora, comemoramos três décadas com o projeto de ampliação de oferta na região com a nova sede do Senac, junto com o Sesc, onde formaremos alunos do ensino fundamental ao médio, com opção de fazer o técnico no Senac”.
O anúncio de uma nova sede enche de orgulho o atual prefeito da cidade, Adilson de Jesus Santos (Dilson de Agripino), que vislumbra um futuro ainda mais brilhante, com mais oportunidades de aprendizado para os habitantes da região.
“O que mais me empolga é o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, voltado para cuidar do ser humano, para todos sermos e termos oportunidades iguais. Só temos que parabenizar a todos do sistema, por essa atuação transformadora desenvolvida pelo Senac ao longo desses 30 anos, em Tobias Barreto. E chegamos com a notícia da construção de uma nova sede, bem maior, para atender ainda melhor as pessoas dessa nossa região, para que possam pensar com um futuro melhor”.
O peso do Senac em Tobias Barreto vai além dos limites do município. Leva qualificação também para cidades circunvizinhas.
“Só temos que parabenizar o Senac pela fundação da unidade em Tobias Barreto há 30 anos, trazendo qualificação e profissionalização, não só para o município em que está instalada, mas para toda a região. Tem feito a diferença e impulsionado a economia das cidades vizinhas e trazido bons resultados para a população. E esperamos contar sempre com a parceria dessa importante instituição de educação profissional”, destacou o prefeito de Itabaianinha, Danilo Alves de Carvalho.
O diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales destacou que o ano de 2023 foi de muito trabalho e bastante proveitoso para a unidade de Tobias Barreto, que atende sete municípios da região.
“Somente no ano passado, ofertamos através Senac Tobias Barreto, 96 turmas de cursos nas áreas de Beleza, Moda, Administração e Tecnologia da Informação, além de alguns cursos de Saúde, qualificando 1.862 pessoas na região. A unidade é uma grande aceleradora de desenvolvimento dos sete municípios que atende, principalmente no eixo de moda, que é forte na região, qualificando a mão de obra local”.
Orgulho do Senac
Nessas três décadas, cerca de 25 mil pessoas passaram pelas salas de aula da unidade de educação profissional. Uma delas foi Eline Barreto, que fez um curso de informática em 2011, depois ingressou como colaboradora e hoje é gestora da unidade.
“Tenho muito orgulho de ter sido aluna e hoje estar como gerente do CEP Tobias Barreto, quando a unidade completa 30 anos, num momento em que todo o Sistema Fecomércio está passando por transformação, visando oferecer sempre o que há de melhor para nossos alunos, promovendo a inclusão, com um olhar mais humanizado. E esse olhar começa com todos da equipe, desenvolvendo um trabalho unificado e sempre pensando em oferecer cursos e qualificações que atendam as demandas do povo tobiense”.
O instrutor de informática Genivaldo dos Santos foi aluno da instituição na cidade, antes mesmo do Senac ter uma sede própria.
“Estudei datilografia em 1988 e seis anos depois surgiu a oportunidade de fazer a seleção para ministrar curso de datilografia para a unidade recém-inaugurada. Já como instrutor, fiz vários cursos no Senac e atualmente ministro cursos de Informática Básica e Avançada. Foi um privilégio ver a evolução da instituição ao longo desses 30 anos. Cresci e aprendi junto com o Senac, que tem é uma referência no país em educação profissional e passo isso para os meus alunos”, ressaltou.
Aluna do Senac entre os anos 2006 e 2007, Rusicláudia Barbosa dos Santos é mais uma egressa que entrou para o quadro de colaboradores do Senac de Tobias Barreto como instrutora.
“Sou de um povoado do município e o meu maior sonho era fazer um curso de beleza no Senac. Depois surgiu a oportunidade de fazer uma seleção e hoje sou instrutora da unidade de Tobias Barreto há 11 anos. É uma honra fazer parte da família Senac que me deu oportunidade de sonhar e vivenciar. O Senac é vida, é esperança de dias melhores para os alunos que passam por aqui”.
O Senac de Tobias Barreto é praticamente uma segunda casa para a egressa e ainda aluna Adriana Rodrigues Alves dos Santos.
“Já estou fazendo o 10º curso no Senac, e apenas dois deles foram pagos, os outros foram por meio do Programa Senac de Gratuidade, o PSG. Comecei com o de Bordado de Richelieu, mas fiz de Ovos de Páscoa, Designer de Sobrancelhas, Massagem, dentre outros. Gosto de bordar, mas pela dificuldade que tenho da visão, hoje me dedico mais à massagem. O Senac é uma instituição que sempre está inovando, trazendo novos cursos e novas oportunidades de qualificação para o mercado de trabalho”.
Fundadora da Casa do Richelieu, a artesã Josivânia Menezes de Melo Santos, mais conhecida por Jô, leva consigo a tradição que faz Tobias Barreto ser conhecido em todo o país, e o orgulho de ser egressa do Senac.
“Em 1997 fiz o curso de corte e costura no Senac, e em 2005 fiz o de Técnico de Enfermagem, dentre outros. O Senac é porta de entrada para todas as pessoas que querem crescer em conhecimento, em habilidades e profissionalmente. Minhas filhas foram capacitadas pela instituição e todas estão empregadas. O Senac tem ajudado muito a Casa do Richelieu, capacitando as bordadeiras, para que possamos aprimorar, apresentar e valorizar os nossos bordados e assim crescermos cada dia mais e mais”.
Fonte: Senac/SE