Senador Alessandro buscará fortalecer pesquisas com maricultura em Sergipe

A principal demanda do órgão é o avanço das obras do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Maricultura (Lapimar)

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu, na manhã de terça (31), senador por Sergipe Alessandro Vieira, para conhecer de perto as pesquisas da Unidade na área de maricultura (cultivo de organismos e animais marinhos).

O parlamentar estava acompanhado por membros de sua assessoria, e foi recebido pelos chefes-adjuntos Paulo Carvalho, Viviane Talamini a Tânia Medeiros, respectivamente, de Administração, Pesquisa e Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia.

Vieira ocupa atualmente a posição de coordenador da Bancada de Sergipe no Congresso Nacional, e se mostrou comprometido com a busca de recursos de emendas parlamentares para o fortalecimento das pesquisas em maricultura na Unidade da Embrapa.

A principal demanda é o avanço das obras do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Maricultura (Lapimar), iniciadas em 2020 e que necessitam de cerca de R$ 1,6 milhão para sua conclusão.

“Na condição de coordenador da Bancada, vejo como um caminho mais viável o diálogo com nossos parlamentares para que submetam propostas de emendas individuais que, somadas, alcancem o valor necessário”, adiantou o senador. 

Alessandro assistiu a uma apresentação da agenda de pesquisas da Unidade pela chefe Viviane Talamini, e da agenda de maricultura, feita pelo pesquisador oceanógrafo Carlos Alberto da Silva, coordenador técnico da implantação do Lapimar.

Em seguida, o parlamentar conheceu de perto a obra do Lapimar, cuja estrutura predial está finalizada, e restam a aquisição de equipamentos e instalações para início das atividades de pesquisa, que promoverão o avanço do conhecimento e novas tecnologias para o desenvolvimento das cadeias do peixe, camarão, moluscos e outras atividades de aquicultura.

“Como agente público, acredito fortemente que não se pode atingir o desenvolvimento de forma sustentável e duradoura sem investimentos sólidos em conhecimento, e a Embrapa tem uma longa e rica história de protagonismo no desenvolvimento do Brasil, que precisa ser resgatada e fortalecida”, defendeu o senador.

Fonte: Ascom Embrapa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.