Em busca de recursos para reformas importantes nas cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, o senador Alessandro Vieira (PSDB) esteve na terça-feira (11-04) com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. No encontro, Alessandro Vieira destacou o papel de grande relevância histórica, cultural e turística das duas cidades sergipanas. “São Cristóvão e Laranjeiras são verdadeiros tesouros, repletos de patrimônios culturais e arquitetônicos, que testemunham a riqueza e diversidade da história do país”
São Cristóvão, primeira capital do estado de Sergipe, é uma cidade que respira história. Fundada em 1590, é uma das cidades mais antigas do Brasil e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2010. Seu centro histórico é um verdadeiro museu a céu aberto, com inúmeras igrejas, casarões coloniais, praças e monumentos que contam a história do período colonial do Brasil. Destacam-se o Conjunto Arquitetônico do Carmo, a Igreja e Convento São Francisco, o Museu de Arte Sacra e o Palácio Museu Olímpio Campos, que são verdadeiras preciosidades culturais e arquitetônicas.
Laranjeiras, por sua vez, é uma cidade que também possui um riquíssimo patrimônio histórico e cultural. Fundada em 1832, possui um conjunto arquitetônico colonial que encanta a todos os visitantes. O casario colorido, as igrejas seculares, as praças e os sobrados são verdadeiros testemunhos da riqueza e do esplendor do período colonial. Destacam-se a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Rosário dos Pretos, a Casa de Cultura João Ribeiro e o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, que são verdadeiros guardiões da cultura e história afro-brasileira na região.
“Além do valor histórico e cultural, São Cristóvão e Laranjeiras também são destinos turísticos importantes em Sergipe. Atraem visitantes do Brasil e do exterior que buscam conhecer a riqueza cultural e arquitetônica dessas cidades, assim como a gastronomia local, as festas populares e as manifestações culturais típicas da região. Por isso, nosso trabalho é no sentido de garantir a recuperação desse patrimônio histórico e dar um passo para conectar esse patrimônio com o Turismo e a geração de emprego e renda nessa região tão importante. Uma parceria que deve crescer trazendo mais adiante o apoio da bancada federal de Sergipe”, ressalta o senador Alessandro.
Por Assessoria Parlamentar