“Sergipe é Aqui” leva gestão Fábio Mitidieri até a população e reforça marca de um governador presente nos municípios

O programa já percorreu mais da metade dos municípios sergipanos, e a meta do governador é alcançar todos os 75 municípios

Por Uilliam Pinheiro

Um dos desafios de qualquer político e gestor público, seja prefeito ou governador, é levar toda a estrutura do governo para mais perto da população e ouvir as demandas dessa mesma população no tête-à-tête. É nesse desafio que nasce o programa “Sergipe é Aqui”, que tem sido um marco na gestão do governador Fábio desde que assumiu o mandato em 2023. A iniciativa teve seu projeto embrionário ainda na pré-campanha do então candidato ao governo, Fábio Mitidieri, em 2022, quando lançou o projeto de escuta ativa “Caminhos da Esperança”. Ali, Fábio já delineava o que desejava implantar em sua futura administração.

Em vez de esperar que a população vá atrás dos serviços do Estado, o programa “Sergipe é Aqui”, uma iniciativa com a digital de Fábio Mitidieri, resolveu inverter a lógica e levar os atendimentos até quem mais precisa. Além disso, cumpre outro objetivo: dar protagonismo aos municípios do interior sergipano, tornando-os capital do Estado por um dia e levando todos os holofotes para localidades que, muitas vezes, só eram lembradas em período eleitoral.

O programa, executado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, comandada pelo secretário Jorginho Araújo, já percorreu mais da metade dos municípios sergipanos. A promessa do governador é alcançar todos os 75 municípios durante os quatro anos de mandato. Nesta última sexta-feira (04), o “Sergipe é Aqui” foi realizado no município de São Domingos, no agreste sergipano. Na ocasião, o governador autorizou a pavimentação asfáltica de 20 mil metros quadrados e assinou a Ordem de Serviço para a licitação da obra de revitalização da Praça Vereador José Barbosa, dentro do Programa Acelera, com investimento estimado em R$ 1.747.597,19.

O sucesso do “Sergipe é Aqui” está justamente na simplicidade. Em um só lugar, o cidadão pode resolver pendências com documentação, acessar serviços de saúde, assistência social e outras demandas que, normalmente, exigiriam uma viagem até Aracaju ou outras cidades maiores. E, convenhamos, isso pesa no bolso de muita gente. Esse tipo de iniciativa mostra que é possível, sim, governar invertendo a lógica — onde quem deve ser servido é a população, e não o contrário.

Politicamente, o “Sergipe é Aqui” reforça a imagem de Fábio como um governador próximo do povo, sem filtros, ouvindo de perto as demandas e necessidades da população. E quem acompanha ou já acompanhou Fábio em alguma edição do programa percebe que ele realmente gosta disso. Seu semblante irradia alegria justamente por essa aproximação com o povo sergipano nos municípios.

Claro que sempre haverá quem critique, dizendo que é apenas uma jogada política. Mas sejamos honestos: se é algo que facilita a vida da população e aproxima o governo das pessoas, então que continue! Melhor do que governantes que só aparecem nas cidades do interior em época de eleição, não é?

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.