Por Uilliam Pinheiro
Um dos desafios de qualquer político e gestor público, seja prefeito ou governador, é levar toda a estrutura do governo para mais perto da população e ouvir as demandas dessa mesma população no tête-à-tête. É nesse desafio que nasce o programa “Sergipe é Aqui”, que tem sido um marco na gestão do governador Fábio desde que assumiu o mandato em 2023. A iniciativa teve seu projeto embrionário ainda na pré-campanha do então candidato ao governo, Fábio Mitidieri, em 2022, quando lançou o projeto de escuta ativa “Caminhos da Esperança”. Ali, Fábio já delineava o que desejava implantar em sua futura administração.
Em vez de esperar que a população vá atrás dos serviços do Estado, o programa “Sergipe é Aqui”, uma iniciativa com a digital de Fábio Mitidieri, resolveu inverter a lógica e levar os atendimentos até quem mais precisa. Além disso, cumpre outro objetivo: dar protagonismo aos municípios do interior sergipano, tornando-os capital do Estado por um dia e levando todos os holofotes para localidades que, muitas vezes, só eram lembradas em período eleitoral.
O programa, executado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, comandada pelo secretário Jorginho Araújo, já percorreu mais da metade dos municípios sergipanos. A promessa do governador é alcançar todos os 75 municípios durante os quatro anos de mandato. Nesta última sexta-feira (04), o “Sergipe é Aqui” foi realizado no município de São Domingos, no agreste sergipano. Na ocasião, o governador autorizou a pavimentação asfáltica de 20 mil metros quadrados e assinou a Ordem de Serviço para a licitação da obra de revitalização da Praça Vereador José Barbosa, dentro do Programa Acelera, com investimento estimado em R$ 1.747.597,19.

O sucesso do “Sergipe é Aqui” está justamente na simplicidade. Em um só lugar, o cidadão pode resolver pendências com documentação, acessar serviços de saúde, assistência social e outras demandas que, normalmente, exigiriam uma viagem até Aracaju ou outras cidades maiores. E, convenhamos, isso pesa no bolso de muita gente. Esse tipo de iniciativa mostra que é possível, sim, governar invertendo a lógica — onde quem deve ser servido é a população, e não o contrário.
Politicamente, o “Sergipe é Aqui” reforça a imagem de Fábio como um governador próximo do povo, sem filtros, ouvindo de perto as demandas e necessidades da população. E quem acompanha ou já acompanhou Fábio em alguma edição do programa percebe que ele realmente gosta disso. Seu semblante irradia alegria justamente por essa aproximação com o povo sergipano nos municípios.
Claro que sempre haverá quem critique, dizendo que é apenas uma jogada política. Mas sejamos honestos: se é algo que facilita a vida da população e aproxima o governo das pessoas, então que continue! Melhor do que governantes que só aparecem nas cidades do interior em época de eleição, não é?