Uma das metas primordiais do Governo de Sergipe é garantir o acesso equitativo à água para todos os cidadãos, de norte a sul do estado. Em um marco significativo, o governador Fábio Mitidieri oficializou nesta sexta-feira, 18, o programa ‘Água pra Você’, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O acordo representa um investimento substancial de R$ 300 milhões, visando a expansão das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento em todo o território sergipano. O ato aconteceu no Palácio dos Despachos e contou com a presença do presidente do BNB, Paulo Câmara, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do estado.
Na ocasião, Fábio Mitidieri reforçou o compromisso do governo estadual em promover o acesso a água potável e infraestrutura sanitária adequadas para a população sergipana. “Apresentamos hoje um programa que tem a responsabilidade de garantir aos nossos sergipanos o acesso à água. Nosso foco também é fortalecer a Deso, um compromisso que estabelecemos desde a campanha eleitoral. Nosso objetivo sempre foi fortificar a companhia, não vendê-la. E a prova está aqui, estamos fortalecendo a empresa, ao injetar mais de 375 milhões de reais em investimentos para valorizar a Deso, que é um patrimônio do povo sergipano e que não está à venda”, ressaltou o governador.
O presidente Nacional do BNB, Paulo Câmara, parabenizou o Governo do Estado por liderar essa iniciativa, ressaltando que a questão do saneamento é fundamental para a saúde pública e para a qualidade de vida. Ele ainda destacou a parceria em meio ao momento de reconstrução do Brasil, elogiou o planejamento de Sergipe e enalteceu a atuação do governador, reforçando o compromisso do Banco em contribuir sempre que possível.
“O papel do BNB é justamente apoiar as ações estaduais e municipais alinhadas a esses objetivos. Nossa instituição financeira acompanhará de perto as atividades, fornecendo todo o suporte necessário. Estamos muito felizes em celebrar essa colaboração com o estado de Sergipe. Quero parabenizar o governador Fábio e o Governo do Estado por estarem à frente desse projeto crucial que é o saneamento, que se conecta intrinsecamente à saúde pública e ao bem-estar das pessoas. A nossa missão é respaldar as iniciativas estaduais e municipais. Estamos comprometidos com a promoção desse tema, que se alinha à sustentabilidade, ao desenvolvimento socioeconômico e à qualidade de vida”, considerou.
Projeto
Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o contrato para novas obras de Sistema de Abastecimento de Água (SAA) é destinado à implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios sergipanos: Amparo do São Francisco, Aracaju, Boquim, Brejo Grande, Canhoba, Carira, Cumbe, Feira Nova, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabi, Moita Bonita, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pedra Mole, Pedrinhas, Pinhão, Pirambu, Poço Redondo, Propriá, Riachão do Dantas, Riachuelo, Simão Dias e Tobias Barreto.
A Deso entrará com contrapartida de R$75 milhões. O presidente da Companhia, Luciano Goes, afirmou que os investimentos contribuirão diretamente para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas localidades e impulsionar o desenvolvimento sustentável do estado. Ele também revelou que há previsão de início de algumas obras nos primeiros meses de 2024. “Nossa luta é aprimorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos sergipanos, proporcionando um acesso mais amplo à água e ao saneamento básico. Vamos começar com o processo de licitação dos projetos, seguido pela licitação das obras, o que demanda tempo. Algumas cidades, como Aracaju, Boquim, Tobias Barreto e Riachão do Dantas, já têm projetos concluídos. Outras precisarão desenvolver os projetos e, posteriormente, partir para as obras”, explicou.
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a iniciativa demonstra o comprometimento da gestão estadual com a qualidade de vida da população. “A vida cotidiana das pessoas se desenrola nas cidades, onde serviços essenciais, como abastecimento de água e saneamento, são disponibilizados. Ao garantir um acesso de qualidade a esses serviços, você efetivamente contribui para o aprimoramento da vida das pessoas. Portanto, quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri por sua dedicação, tanto à capital quanto aos municípios sergipanos. Sua atuação é notável, como alguém que cumpre seus compromissos, mantém sua palavra e assume a responsabilidade perante o povo. Essa é a perspectiva que compartilho em nome dos outros prefeitos nesta ocasião”, pontuou.
Edvaldo também destacou a relevância dessa parceria para expandir a cobertura de saneamento na capital sergipana. “Apesar de já contarmos com uma das maiores coberturas de esgotamento sanitário do país, nosso objetivo é alcançar a meta de 100%. Os recursos alocados para Aracaju nos impulsionarão a atingir essa meta de forma mais eficaz, gerando um progresso mais rápido, fortalecendo o desenvolvimento da capital e melhorando a qualidade de vida dos moradores. Como sempre defendo, é por meio da colaboração entre os governos estadual, federal e municipal que conseguiremos impulsionar o avanço contínuo do nosso país”, ressaltou.
Nas duas últimas cidades, também serão feitas obras de implantação e ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário, com objetivo de adesão da Deso ao Programa de Financiamento à Sustentabilidade Ambiental – FNE Verde, concedido pelo BNB. O projeto tem como meta garantir universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Sergipe até 2033, prazo máximo estabelecido pela Lei Federal no 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento básico no país.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Fotos: César de Oliveira