No período de um ano, o estado de Sergipe registrou uma queda de 35,29% de casos de latrocínios – roubos que têm como consequência a morte da vítima -, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado na quinta-feira (20). De acordo com o levantamento, enquanto em 2021 foram registradas 17 ocorrências, em 2022 foram 11 casos de latrocínio.
O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, destacou que a redução do número de latrocínios vem sendo identificada nos últimos anos. Segundo ele, esse movimento é fruto da reestruturação da Polícia Científica e do trabalho integrado junto às Polícias Civil e Militar, cujas ações e operações resultam na apreensão de armas de fogo.
“A redução continuada dos latrocínios é um dos resultados que a gente vem obtendo com a reestruturação da segurança pública desde o ano de 2016, quando Sergipe teve uma disparada nos índices de criminalidade. Hoje, nosso cenário é totalmente diferente, resultado do trabalho dos nossos servidores no dia a dia”, enfatizou.
Para o comandante da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, os dados representam um marco positivo para a segurança da população sergipana. “Reforçamos a nossa segurança pública nos últimos anos e continuamos trabalhando, inclusive com a elevação de unidades ao patamar de batalhão, intensificando abordagens e operações”, considerou.
De acordo com o delegado-geral, Thiago Leandro, a meta da Segurança Pública é continuar diminuindo os índices de crimes contra a vida, a exemplo dos latrocínios. “É um crime difícil de ser investigado, mas a nossa orientação é reforçar as apurações policiais e encontrar os autores desses crimes”, pontuou.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: SSP/SE