By Formulando soluções Web

Governo de Sergipe investe em ambientes climatizados para os estudantes da rede pública estadual

Objetivo da Secretaria de Estado da Educação é ter todas as 319 escolas estaduais climatizadas, como forma de garantir mais conforto e aumento no rendimento dos alunos

Para proporcionar um maior conforto aos estudantes da rede estadual de ensino, possibilitando a melhoria das condições para que se concentrem nas aulas, o que reflete, também, no aumento do rendimento escolar, o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), definiu a climatização das escolas estaduais como um programa prioritário. De 2023 até agora, 85 escolas estaduais já receberam sistema de climatização em todas as salas de aulas, laboratórios e bibliotecas em todas as Diretorias Regionais de Educação de Sergipe, totalizando um investimento de mais de R$ 53 milhões. Além disso, 78 instituições escolares estão em processo de aumento de carga de energia elétrica para que sejam instalados novos equipamentos de ar-condicionado, e 22 estão prontas para a instalação dos aparelhos.

O aumento de carga de energia, além das instalações de ponto elétrico e adequação de ambientes para a climatização, faz parte da modernização das escolas estaduais, com a finalidade de promover melhoria no ensino-aprendizagem, conforto e acolhimento para alunos, professores, equipes e toda a comunidade escolar em meio às mudanças climáticas nos últimos anos.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destaca o compromisso do Governo de Sergipe em sempre proporcionar o melhor ambiente para toda a comunidade escolar. “A meta do governo é climatizar 20% das escolas da rede a cada ano, até que se universalizem todas as 319 escolas. Para além desse processo de climatização, vale lembrar que, de 2023 até fevereiro de 2024, foram concluídas 36 obras em escolas estaduais, sendo 13 escolas totalmente reformadas e ampliadas, e 23 novas quadras poliesportivas, além do aumento de carga elétrica e as instalações dos aparelhos de ar-condicionado nos colégios das nossas escolas estaduais”, pontuou o gestor Zezinho.

O Centro de Excelência Santos Dumont, localizado em Aracaju, é uma das unidades que ganharam reforma e climatização em todos os seus espaços. A reforma foi concluída pelo Governo do Estado em outubro de 2023 e, no início de ano letivo de 2024, os alunos e professores comemoraram a volta às aulas com a escola mais estruturada e, principalmente, climatizada.

Ellen Suyany é aluna do Santos Dumont desde o 4º ano e, hoje, na 3ª série do ensino médio, conta que as melhorias na estrutura da escola foram muito positivas para todos. “Todos os alunos comentam como é bom hoje ter essa climatização nas salas. Os ambientes se tornam mais aconchegantes para estudar nas salas de aula, na biblioteca, nos laboratórios”, reafirmou Ellen.

A professora de português, Maria de Fátima, avalia as melhorias na infraestrutura como positivas para os professores e alunos do centro de excelência: “Eles estudam melhor, têm uma concentração maior. Com esse calor que estamos passando, um ambiente climatizado favorece a concentração e participação dos alunos”, adicionou.

Após as reformas, o Centro de Excelência Santos Dumont agora conta com 53 aparelhos de ar-condicionado, sendo dois em cada sala de aula, laboratórios e biblioteca. Para a diretora Jeane Carla Goes, “a adição dos equipamentos de ar-condicionado estimula a participação dos alunos em sala. A climatização agrega muito na rotina escolar, porque ela causa um impacto enorme no bem-estar, estimula o aluno a vir para a escola e estar presente nas aulas”, contou.

Saúde e combate a evasão

Também na capital sergipana, a comunidade escolar do Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima, no bairro Santa Maria, também celebra as adequações para melhorar a climatização dentro do espaço escolar. Para Jefferson Lourenço, aluno do 9º ano do ensino fundamental, a climatização das salas de aula ajudou a combater não só o calor abundante, mas também a evasão escolar.

“Os meninos agora estão mais confortáveis dentro de sala, se sentem mais estimulados a aprender, fazer os deveres e, após, o intervalo voltam direto para a sala, não faltam mais aula”, explicou Jefferson.

A pedagoga Débora Pina reafirma que a climatização das escolas, além de contribuir com o desenvolvimento acadêmico, agrega na saúde dos estudantes. “O enriquecimento do aprendizado deles passa diretamente pela climatização dos ambientes. O ar-condicionado faz parte de uma série de renovações que possibilitam ao aluno dar o seu máximo nos estudos”, celebrou.

O diretor Alexsandro Barbosa compara a postura dos alunos antes da instalação dos equipamentos de ar-condicionado e como agora eles são mais participativos, os resultados estão aparecendo. “Eu já fui professor aqui da instituição, sei que no período da manhã e da tarde o calor é muito forte, e isso afeta diretamente o rendimento dos alunos. Assim como os livros são um instrumento que auxilia na aprendizagem, podemos considerar o ar-condicionado também um recurso didático, pois colabora com o ensino dos estudantes”, reforçou o diretor.   

Investimentos

Entre 2023 e 2024, o Governo de Sergipe, por meio da Seduc, já investiu o total de R$ 53.594.329,58 entre aumento de carga e climatização de escolas da Rede Estadual. De acordo com o Departamento de Engenharia da Seduc, 85 escolas já estão climatizadas em todas as salas de aulas, laboratórios e bibliotecas, 78 instituições escolares estão em processo de aumento de carga de energia elétrica para receber novos equipamentos de ar-condicionado, e 22 estão prontas para a instalação dos aparelhos.

Dentre as escolas climatizadas entre 2023 e 2024 estão Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, Escola Estadual Prof. Valnir Chagas, Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima, Colégio Estadual Professor Arício Fortes, Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, Colégio Estadual Paulino Nascimento, Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto de Lima, Escola Estadual 08 de Julho, Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, Centro de Excelência Professor Paulo Feire, Colégio Estadual General Siqueira, Centro de Excelência Santos Dumont, Centro de Excelência Gov. Augusto Franco, Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral, Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, Conservatório de Música, Instituto Santa Terezinha, Escola Estadual Áurea Melo, Escola Estadual Desembargador João Bosco Andrade de Lima, Colégio Estadual Tobias Barreto, Escola Estadual Manoel Franco Freire, em Aracaju.

Também já estão climatizados o Colégio Estadual Quilombola 24 de Maio e Colégio Estadual Prof. Benedito Oliveira, Colégio Estadual Governador Lourival Batista, em Porto da Folha; Colégio Estadual Prof. Leão Magno Brasil, Escola Estadual Jornalista Célio Nunes, em Nossa Senhora do Socorro; Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Gois, em Riachuelo; Centro de Excelência Emiliano Ribeiro, em São Domingos; Centro de Excelência Leandro Maciel, em Pacatuba; Escola Estadual Maria de Lourdes S. Leite, Centro de Excelência José de Carvalho Déda, Colégio Estadual João Matos de Carvalho, Centro de Excelência em Educação Profissionalizante Prof. Udilson Ribeiro, em Simão Dias; Creja Jorge Amado, em Estância; Colégio Estadual Professora Maria Pereira da Conceição, em Itabaiana, Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo, em Capela; Centro de Excelência Jessé Fontes e Colégio Estadual Josefina Leite Campos, em Pedrinhas; Colégio Estadual São Francisco, em Canhoba. Em Laranjeiras foram climatizados o Colégio Estadual Cônego Filadelfo e a Escola Estadual Zizinha Guimarães.

Das escolas que estão prontas para receber a climatização estão Colégio Estadual Acrísio Cruz, Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchoa, Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire, Escola Estadual Olimpia Bittencourt, CE Prof. Maria das Graças Azevedo Melo, Escola Estadual 08 de maio, Escola Estadual Prof. Ruy Eloy, Escola Estadual Prof. Myriam de Oliveira Santos Selo, e Escola Estadual Prof. Judite Oliveira, em Aracaju. Em Nossa Senhora do Socorro estão prontas a Escola Prof. Agda Fontes Ferreira e Escola Estadual Prof. Diomedes da Silva. Também estão o C.E. Epifanio Dorea, em Poço Verde; C.E. Deputado Joaldo Vieira Barbosa, em Salgado; E. E. Pedro Almeida Valadares, C.E. Helio Wanderley Sobral Carvalho, E. E. Jose Sobral Garcez, em Itaporanga d’Ajuda; Centro de Excelência Roque José de Souza, em Campo do Brito; C.E. Gentil Tavares da Mota, em Frei Paulo; C.E. Augusto Cesar Leite, em Itabaiana; C.E. Joana de Freitas Barbosa, em Propriá; C.E. Marechal Pereira Lobo, em Neópolis; e C.E. Josino Menezes, em Japoatã.

Das escolas em andamento com aumento de carga de energia, instalação de ponto elétrico de força e adequação de ambientes para climatização estão: Escola Estadual Paulino Nascimento, Escola Estadual Olimpia Bittencourt, Colégio Estadual Maria das Graças Azevedo Melo, Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Colégio Estadual Jugurta Barreto de Lima, Escola Estadual 08 de Julho, Escola Estadual 08 de Maio, Escola Estadual Ministro Petrônio Portela, Escola Estadual Prof. Ruy Eloy, Escola Estadual Profª. Myriam de Oliveira Santos Melo, Escola Estadual Prof.ª Judite Oliveira, todas em Aracaju; Escola Estadual Prof.ª Agda Fontes Ferreira e Escola Estadual Profª. Diomedes S. da Silva, em Nossa Senhora do Socorro.

Também seguem no processo de aumento de carga de energia, instalação de ponto elétrico de força e adequação de ambientes para climatização o Centro de Excelência Senador Gonçalo Rollemberg, em Japaratuba; Centro de Excelência Dr. Jessé Trindade, em Ilha das Flores; Centro de Excelência Dr. Luiz Garcia, em Brejo Grande; Centro de Excelência Josino Menezes, em Japoatã; Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo, em Neópolis; Centro de Excelência Antônio Mathias Barroso, em Santana do São Francisco; Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, em Propriá; Centro de Excelência Epifânio Doria, em Poço Verde; Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa, em Salgado; Escola Estadual Nações Unidas e Escola Estadual Milton Azevedo, em Aquidabã; Escola Estadual Professora Eulina Batista de Melo e Colégio Estadual Monsenhor Fernando Graça Leite, em Nossa Senhora de Lourdes; Colégio Estadual Professor Jose Augusto da Rocha Lima e Colégio Estadual Nelson R. de Albuquerque, em Gararu, e Colégio Estadual Almirante Barroso, em Muribeca.

Também estão a Escola Estadual Manoel Antônio Pereira e Escola Estadual Prof. Antônio C.F. Cruz, em Ilha das Flores; Colégio Estadual Otávio Bezerra, Colégio Estadual Profª Roberta Ramalho de Souza, e Colégio Estadual Caldas Júnior, em Neópolis; Escola Estadual Gov. Manoel de Miranda, Escola Estadual Monsenhor José Moreno de Santana, Escola Estadual Zeca Pereira e Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, em Neópolis; Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, em São Cristóvão; Escola Estadual Jorge Amado, Colégio Estadual Frei Inocêncio, Escola Estadual Maria José Santos Souza (antiga Escola Estadual Prof.ª Maria Hermínia Caldas) e Escola Estadual Professora Júlia Teles, em Nossa Senhora do Socorro; Escola Estadual Deputado Manoel Teles e Escola Estadual Eliezer Porto, em Itabaiana; Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, em Macambira; Colégio Estadual Prof.ª Maria da Glória Costa, em Moita Bonita; Colégio Estadual São José e Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, em Malhador; Colégio Estadual Pedro Diniz Gonçalves, em Areia Branca; Escola Estadual Dep. Francisco da Paixão e Colégio Estadual Guilherme Campos, em Campo do Brito; Escola Estadual Professora Evangelina Azevedo, em Nossa Senhora da Glória; Colégio Estadual Prof. Fernando Azevedo, em Nossa Senhora das Dores; Colégio Estadual Maria Montessori, em Feira Nova; Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, em Graccho Cardoso.

Na região de Porto da Folha e Poço Redondo, Colégio Estadual Professora Clemência Alves da Silva; Colégio Estadual Professora Maria Zenite dos Santos; Colégio Estadual Professor José Aribaldo de Campos Lima; Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Dom José Brandão de Castro.

Em Aracaju estão neste processo de aumento de carga de energia, instalação de ponto elétrico de força e adequação de ambientes para climatização o Colégio Estadual Senador Leite Neto, Centro de Excelência Coronel Francisco Souza Porto, Instituto de Educação Ruy Barbosa, Colégio Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto, Escola Estadual Augusto Maynard, Escola Estadual Wolney Leal de Melo, Escola Estadual Rodrigues Dórea, Escola Estadual Maria Márcia de Oliveira Moraes, Colégio Estadual 24 de Outubro. Na Barra dos Coqueiros, são o Colégio Estadual Professor José Franklin, Escola Reunidas Coelho Neto e o Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Dr. Carlos Firpo.

Outras seis unidades escolares da rede estadual entraram no processo de licitação para aumento de carga e climatização. São elas: Escola Estadual Dr. Evandro Mendes, Escola Estadual Senador Leite Neto, Escola Estadual Monsenhor Juarez Santos Prata, Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, Escola Estadual Dom Mario Rino Sivieri e Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Igor Matias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.