A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) divulgou o balanço da operação realizada durante o primeiro turno das eleições de 2024. Ao todo, foram registradas 330 ocorrências atendidas pela Polícia Militar e 56 boletins de ocorrência pela Polícia Civil. A operação, que envolveu o monitoramento constante pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), garantiu tranquilidade no processo eleitoral em todos os 75 municípios do estado. Apenas uma prisão em flagrante foi efetuada.
A maior parte das ocorrências atendidas pela Polícia Militar — cerca de 65% — foi relacionada a compra de votos, suspeita de compra de votos e corrupção eleitoral. Além disso, casos de boca de urna, propaganda irregular e transporte irregular de eleitores também foram registrados e prontamente coibidos pelas equipes policiais, segundo o tenente-coronel Alysson Cruz, assessor de comunicação da PM.
Ainda durante o Pleito Eleitoral, 61 pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo cinco candidatos. No mesmo período, oito armas, seis veículos, 14 celulares e 110 gramas de entorpecentes foram apreendidos. Os dados também mostraram que os municípios de Nossa Senhora do Socorro (70), Aracaju (47), São Cristóvão (22), Laranjeiras (12) e Itabaiana (09) foram os que registraram o maior número de incidentes.
Pela Polícia Civil, a única prisão em flagrante ocorreu devido a práticas de lesão corporal, resistência, ameaça e impedimento do processo de votação. Os 56 boletins de ocorrência registrados pela corporação envolveram crimes como ameaça, desobediência, boca de urna e fotografia da urna.
O Corpo de Bombeiros também participou da operação, realizando atendimentos pré-hospitalares e transportes de pacientes em algumas localidades. Um incidente em Aquidabã, onde foi percebido fumaça em um disjuntor, foi rapidamente controlado, permitindo a continuidade das votações sem maiores transtornos.
Fonte: Infonet